Neste ano, pessoas de baixa renda que desejam obter a Carteira Nacional de Habilitação poderão se inscrever no Programa Habilitação Social, que oferecerá cinco mil vagas a emissão do documento. A medida é uma iniciativa do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran – DF).
As inscrições serão abertas em 15 de fevereiro e o prazo terminará em 16 de março, pelo site do órgão (portal.detran.df.gov.br). Após o fim do período das inscrições, uma seleção dos participantes será realizada. De acordo com o Detran, será analisado em qual categoria o inscrito se encaixa, se na de Cidadão Habilitado ou Estudante Habilitado.
Após a seleção, o candidato deverá manter o processo de habilitação no DF, não sendo possível fazer transferência para outra federação. Isso porque os documentos só poderão ser emitidos no Distrito Federal.
Categorias do programa
O Programa Habilitação Social é composto por duas categorias. A primeira foi nomeada de Cidadão Habilitado, e a segunda Estudante Habilitado. Do total, de cinco mil vagas ofertadas, 60% são destinadas para o projeto que inclui estudantes e outros 40% são voltados à população em geral.
Divisão das modalidades e quantidade de vagas:
- Primeira CNH na categoria “A” ou “B” – 40%;
- Adição das categorias A ou B – 20%;
- Alteração para as categorias C, D ou E – 20%;
- Renovação da CNH – 10%;
- CNH definitiva – 10%.
Requisitos
Os brasileiros que desejam se inscrever no programa devem se atentar aos requisitos. Cada categoria possui requisitos diferentes a serem cumpridos.
No categoria Cidadão Habilitado, podem se inscrever beneficiários de programas sociais e pessoas com deficiência (PcD). Neste caso, os candidatos devem ser maiores de 25 anos e estarem inscritos no Cadastro Único.
Confira os requisitos:
- Saber ler e escrever
- Residir no DF há pelo menos 2 anos
- Não ter sofrido nenhuma penalidade decorrente de infrações de trânsito de natureza média, grave ou gravíssima, nos últimos 12 meses antes da inscrição
- Ter CPF e RG
- Ser maior de 18 anos
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal
Na categoria Estudante Habilitado, o candidato precisa ter mais de 18 anos, ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter estudado todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsista em unidades particulares.
Confira as regras:
Veja Também: Últimas Notícias do Brasil e Fique 100% informado(a)
- Residir no DF há pelo menos 2 anos
- Não ter sofrido penalidades decorrentes de infrações de trânsito de natureza média, grave ou gravíssima, no período correspondente aos 12 meses anteriores a inscrição no programa
- Ser penalmente imputável
- Não estar judicialmente impedido de possuir a CNH
- Ter CPF e RG
- Ter entre 18 e 25 anos
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal
- Estar inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou ter participado dele no ano anterior ao de sua inscrição no programa
- Estar cursando ou ter concluído os 3 anos do ensino médio em escola da rede pública de ensino ou como bolsista integral em instituições privadas, o que deve ser comprovado por certificado ou declaração emitida por instituição credenciada pelo Ministério da Educação (MEC)
Sou dona de casa quero tirar minha CNH, assim poderia trabalhar .
Gostaria de mudar a minha categoria cnh
Eu tenho interesse, pois gostaria muito de poder participar.
Oi tenho interesse CNH ensino médio completo
Sou estudante quero minha CNH
Tenho vontade de ter CNH mais não tenho condições
O programa social cnh saiu para minas gerais
Sou de santa helena de MG
So cadastrado no bolsa familia so de baixa renda
Sou de MG eu nao tenho condesões de dira a cnh eu posso mim cadastra
Eu gostaria de tirar minha primeira CNH gostaria muito e sonho meu
Olha tem muitas pessoas que precisa da CNH pra trabalhar em usinas …e essa proposta de CNH .nao vejo boa opção porque só pode tirar categoria B …quem feis isso na época boa pensou ….porque quem vai fazer primeira CNH ..só fica na B ..e isso não ajuda .porque essa categoria leva 4 aí nos pra chegar na categoria E oque a usinas mais pede ..e vocês agora cria essa de CNH grãtis tem muito que precisa e não encaixa só por por Deus
Quero muito tirar habilitação
Gostaria de participar pós sou do inteiro e aqui é muito difícil de se escrever nesses programas…como fasso?
Olá tenho interesse!!!
Cpf 20395132053 .cp 935254oo
Estou desempregado e seria ótimo ter cnh pois seria uma ótima chance de conseguir um emprego
Gostaria de tirar minha CNH
Sou dona de casa
Boa noite.
Sou da baixa renda, seria minha primeira CNH,eu tenho ensino médio completo, gostaria muito de conseguir essa oportunidade de tirar a minha CNH..
Eu gostaria de tirar minha habilitação categoria B Não tenho renda fixa e conti com essa ajuda moro em Salvador-ba
Sou Beneficiária do Bolsa Família e quero muito tirar a minha carta…
Oi boa tarde, gostaria de fazer minha CNH pois no momento não estou podendo pagar. Tenho 45 anos e tenho meu ensino médio completo.
Sou de luz e gostaria muito de tirar minha carteira assim teria mais oportunidade de trabalho e poderia proporcionar uma vida mais tranquila prós meus filhos Fasso parte do programa social do bolsa família e um dos meus maiores sonhos e poder aprender a dirigir e poder ter minha carteira de motorista obg
Sim.
Gastei quase 2 500 reais para tirar minha habilitação. Fui aprovado na categoria A. No entanto já se passaram um mês e não tenho nenhum apontamento perante o Detran MG da minha PPD acho um descaso total o Detran MG e um dos poucos estados que não tem um atendimento online uma vergonha. Agora vem vcs com essa papo de Habilitação grátis. Há vá quem vcs querem enganar.
Eu posso paticipar pr tira cnh gratuita pois tenho soaquarta serie ñ tenho ensino médio e sou pencionista a algum poblemas
Sou estudante e quero a minha CNH
Tenho 47 anos estou sem emprego estou precisando muito trocar de categoria da minha CNH pra trabalhar e não tenho condições por isso estou recorrendo a CNH social
[email protected]