O senador Paulo Paim (PT-RS) encaminhou um novo pedido de urgência para que o Projeto de Lei (PL) 3.657/2020, que prevê a criação do 14º salário emergencial, seja aprovado o quanto antes, uma vez que a proposta já foi apresentada desde 2020.
Segundo a proposta, será concedido uma parcela extra para pagar aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) durante a pandemia do novo coronavírus.
A proposta, apresentada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), recebeu voto favorável de Paim, relator do projeto na Comissão.
De acordo com dados do senador, aproximadamente 35 milhões de aposentados e pensionistas do INSS, e que em torno de 80% desse grupo recebe apenas um salário mínimo mensal.
“A pandemia está fazendo um enorme estrago na economia e na vida das pessoas menos favorecidas,” disse Paim.
“O 14º salário, além de socorrer os aposentados, os que estão no grupo de risco, também irá servir como injeção de recursos na economia. Dentre os municípios brasileiros, 64% dependem da renda dos beneficiários do INSS.
O 14º salário vai representar algo em torno de R$ 42 bilhões em dinheiro novo no comércio local, nos municípios, gerando emprego e renda, gerando imposto, melhorando a qualidade de vida, movimentando a economia local e fortalecendo a vida de todos.
Teremos mais empregos para colaborar com a retomada do crescimento do país”, confirmou o senador.
Sobre a proposta do Projeto
A proposta teve origem por meio da Ideia Legislativa n° 127.741. O autor da iniciativa é o advogado Sandro Gonçalves, de São Paulo.
O projeto sugere a implementação do 14° salário como uma gratificação natalina emergencial a ser paga no mês de dezembro deste ano.
Veja Também: Últimas Notícias do Brasil e Fique 100% informado(a)
A proposta, que já alcançou mais de 60 mil assinaturas, foi encaminhada a comissão da CDH do Senado, deve ser apreciada pelos senadores ainda nesta semana.
Se aprovado, e transformada em Projeto de Lei ou PEC, a proposta é colocada para votação no plenário. Se os senadores aprovarem, o projeto será encaminhado para a Câmara dos Deputados para também ser apreciada pelos deputados por maioria simples.
Com a chegada do novo ano, as chances de aprovação da proposta só diminuem, uma vez que o pagamento tinha expectativa de ser liberado no fim de ano.
Infelizmente neste país ninguém ajuda os aposentados ou trabalhador comum eles só pensam no bolso deles se anteciparem o 13o. Tudo bem se não continuamos do mesmo geito na secura enquanto eles enchem os bolsos e ficam iludindo o povo com mentiras
Eu ainda estou esperando receber a revisão de minha aposentadoria, quando me aposentei ganhava quase cinco salario minimo como motorista rodoviario , empreza Irmãos Paula Joca, de Fortaleza, e depois a Guanabara onde me aposentei, hoje meu salário não chega a dois salários mínimo! estou quase que passando fome tenho familia e já com a idade avançada, mais não perdi a esperança .
Pura enrolação. O Caixa do Governo Federal já está estourado, imagina mais esta despesa, que não seria pequena.
Gente no Congresso querendo fazer média com aposentados e pensionistas.
Paulo paim poderia ser mais humano parar de ficar enrolando aposentados.vc já falou tanto de 14 salário em 2020 ninguém acredita mais em vc.porque vc pensa que é tão poderoso se o seu voto é um só?para de querer aparecer às custas dos menos favorecidos,vc terá seus ultimos 2 anos de glória.acabou pra vc.
Gostaria muito que o senador Paulo Paim conseguisse de verdade essa proeza de fazer valer o seu projeto e conseguir a aprovação do 14° salário aos aposentados seria uma conquista de grande importância para vc sr. Paulo Paim e para os aposentados tbm, que aguardam anciosos por uma renda extra!!!
Estou cheia de dívidas, devido ao adiantamento do décimo terceiro, janeiro começou com muitas dívidas,e agora o presidente quer de novo adiantar o décimo terceiro,seria bem melhor o décimo quarto ser aprovado, até porque,vai voltar pra economia mesmo, então,se o décimo quarto fosse aprovado,a economia iria crescer,tanto com o décimo quarto,como com o décimo terceiro,sendo nos meses normais de pagamentos,ou seja,serão duas injeções na economia,mas eu até duvido,que esse desgoverno,aprove,se não foi em dezembro, imagine agora.
ESTOU PRECISANDO URGENTE DE DINHEIRO, POR AJUDAR OS DESFAVORECIDOS, EMPRESTEI DO BENEFICIO, O SALÁRIO FOI CADA VEZ MENOR, COM ISSO,, FIQUEI COM DÍVIDAS.
PAGO ALUGUEL, ME SUSTENDO E, O SALARIO NÃO ESTÁ SENDO SUFICIENTE, O PIOR É QUE ESTOU COM PROBLEMA DE CIRCULAÇÃO E, TENHO QUE COMPRAR, , O SUS NÃO FORNECE QUASE NADA, PRINCIPALMENTE SE FOR REMÉDIO CARO.
ESTOU REVOLTADA, PORQUE AJUDARAM PESSOAS APROVEITADORAS, AGORA, OS APOSENTADOS, SÃO OBRIGADOS A RELATAR SUA VIDA, CHEGAR ATÉ CHORAR PARA VER SE CONSEGUEM ALGO DO GOVERNO.
A ELEIÇÃO ESTÁ PRÓXIMAVAI ACABAR A MAMATA.
DESABAFEI, ESTOU ME SENTINDO ATÉ MELHOR
ATENCIOSAMENTE
Tem q lembrar de quem tá desempregado não as pessoas q tem seus salário garantido todo mes
Falando em 14° salário , mais uma vez aprontaram para os aposentados e pensionistas do INSS, ainda em 2020 aumentaram a margem em 5% poeque a promessa do 14° salário não foi adiante , mas não avisaram que a margem do aumento de salário para 2021 ficariamos sem margem alguma pois alegam que os aposentados que aderiram a margem no ano passado não teriam margem esse ano, pois o aumento do salário é justamente a margem de 5% que adiantaram o ano passado.
Morri aqui… quando descobri que nos fizeram de trouxas. ..
Ô minha amiga Cátia,esses donos de canais na internet juntam com advogados querendo aparecer, politicos que só pensam neles,em votos.eu tenho 23 anos de aposentados desde quando aposentei que ouço paulo paim falar em ajudar aposentados. Só tive perca no meu salário, mas me conformo com a profecia de daniel cap. 2 versiculo 44 de acabar com todos os governos .leia por favor e veja o que acontecerá c eles.