Economia: títulos, passivos, ações e cotas de fundos de investimento 

Confira a origem das informações divulgadas pelo GMM sobre os títulos, passivos, ações e cotas de fundos de investimento. Saiba mais!

Os títulos são registrados pelo valor de mercado, conforme define o Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM). Confira outras informações relevantes!

Economia: títulos, passivos, ações e cotas de fundos de investimento 

O estoque de ouro é avaliado pela London PM Fixing de final de período, ao passo que os haveres em DES são avaliados pela taxa do DES de final de período fornecida pelo FMI.

Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior (CBE)

Conforme informação do Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM), através de consulta Metadados, a declaração de Capitais Brasileiros no Exterior (CBE) deve ser prestada ao Banco Central do Brasil anualmente, com dados de fim de período, por todos os residentes com ativos no exterior em montante global igual ou superior a US$100 mil. 

As posições trimestrais (março, junho e setembro) são declaradas por residentes com ativos no exterior que ultrapassem US$100 milhões (esses limites podem ser alterados a cada ano pelo Banco Central).

Passivos – investimento direto no país (relação entre empresas ligadas)

Os investimentos diretos no país, participação no capital, são compilados pelo Banco Central do Brasil através do censo de capitais estrangeiros, de periodicidade quinquenal. 

Adicionalmente, há regra separada para que empresas selecionadas também declarem anualmente, informa o Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM). Para as demais posições é realizada estimativa com base nos fluxos mensais de investimentos diretos no país do balanço de pagamentos.

Estoque dos empréstimos intercompanhias 

O estoque dos empréstimos intercompanhias é oriundo das estatísticas trimestrais do sistema RDE-ROF de registro de dívida externa, informa o Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM).

Ações e cotas de fundos de investimento no país

Inclui a carteira de investidores não residentes em ações e quotas de fundos, dados obtidos junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Ações e cotas de fundos de investimento no exterior

Conforme informação do Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM), a definição das ações e cotas de fundos de investimento no exterior inclui os investimentos de não residentes regidos pelo Anexo V da Resolução nº 1.289, do CMN, de 20 de março de 1987, relativos ao valor de mercado do programa “Depositary Receipts” (ações de companhias brasileiras negociadas no exterior). Dados oriundos da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Busque informações atualizadas em sites oficiais

Acompanhe as plataforma oficiais – Grupo de Monitoramento Macroeconômico do Mercosul (GMM) e Banco Central do Brasil – para que possa obter dados relevantes para a economia e para a análise do cenário inflacionário atual.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.