Economia: destaque para o setor de serviços

De acordo com o Ministério da Economia, dentre os componentes da oferta, o destaque positivo veio do setor de serviços. Saiba mais detalhes!

De acordo com o Ministério da Economia, dentre os componentes da oferta, o destaque positivo veio do setor de serviços, que manteve o ritmo de crescimento de 3,7% no 1T22, na comparação interanual. 

Economia: destaque para o setor de serviços

A agropecuária, todavia, apresentou recuo de 8,0% devido a problemas climáticos, com impactos na safra de arroz. Ainda assim, cabe ressaltar a expectativa de recuperação da produção e a geração de nova safra recorde em 2022, de acordo com os prognósticos da LSPA/IBGE e da CONAB. 

Queda na indústria

A indústria também apresentou queda (-1,5%), explicada pela deterioração da indústria extrativa e pelas dificuldades de recomposição das cadeias globais de produção decorrentes da guerra e dos efeitos remanescentes da pandemia, destaca o Ministério da Economia.

A análise da variação interanual e recuo nos investimentos 

Pelo lado da demanda, no 1T22, na análise da variação interanual, cabe ressaltar a manutenção da alta do consumo das famílias (2,2%) e do consumo do governo (3,3%), assim como a expansão das exportações em 8,1%.

Houve recuo de 7,2% nos investimentos (FBCF) e de 11,0% nas importações, o que denota as dificuldades de recomposição das cadeias globais de suprimentos. 

O PIB acumulado 

O Produto Interno Bruto (PIB) acumulado em quatro trimestres é de 4,7%, mostrando continuidade da retomada em relação aos 4,6% do fechamento de 2021, destaca o Ministério da Economia. 

A atividade econômica nacional segue em recuperação 

Em valores, o Produto Interno Bruto (PIB), no 1T22, alcançou R$ 2,25 trilhões, e acumula R$ 8,9 trilhões em quatro trimestres. Diante desse resultado divulgado pelo IBGE, observa-se que o Brasil tem recuperado a atividade econômica de forma mais rápida do que outros países, inclusive quando comparado a alguns países emergentes. 

 Serviços, investimento e emprego

Na amostra de 18 países e blocos analisados pela OCDE e que já divulgaram seus resultados trimestrais, o Brasil apresentou o 3º melhor resultado na margem para o Produto Interno Bruto (PIB) do 1T22. Segundo o Ministério da Economia, a retomada da atividade é liderada pelo setor de serviços, pelo investimento e pelo emprego. 

As incertezas do cenário externo 

Após a vigorosa retomada da atividade em 2021, quando a economia brasileira registrou alta de 4,6% no Produto Interno Bruto (PIB) e confirmou a recuperação econômica em “V”, o início de 2022 manteve o robusto crescimento da atividade apesar do ambiente de incerteza gerado pelos reflexos do conflito entre a Rússia e a Ucrânia

Crescimento para os negócios

Mesmo nesse contexto adverso, a atividade econômica brasileira mostrou-se positiva no primeiro trimestre de 2022 em vários ramos, em especial na indústria e nos serviços, confirmando o reaquecimento da atividade e a melhora no ambiente de negócios.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.