Economia: a recuperação econômica dos países emergentes

A recuperação da economia global segue ritmos diferentes entre as economias emergentes e os países de maior poder econômico. Saiba mais!

Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), a recuperação da economia global segue ritmos diferentes entre as economias emergentes e os países de maior poder econômico de forma geral.

O ciclo de aperto monetário na economia americana

O Banco Central americano deve prosseguir com o ciclo de aperto monetário iniciado em março e sinalizou que deve começar a reduzir o volume de ativos detidos em seu balanço ainda em 2022. A mediana das expectativas dos membros do Fomc, divulgadas na reunião de março, é de altas acumuladas de 175 p.b. em 2022 e de 275 p.b. no acumulado até 2023. 

Economia: a recuperação econômica dos países emergentes

Conforme documento oficial do Banco Central do Brasil (BCB), a recuperação econômica das economias emergentes seguem diferentes cenários regionais e intra-regionais, o que pode ganhar novos contornos com as tensões geopolíticas no leste europeu. As economias emergentes dessa região devem ser mais severamente afetadas do que as latino-americanas, que possuem poucos laços econômicos e financeiros com as nações envolvidas no conflito. 

As economias emergentes seguem mais vulneráveis às alterações das condições financeiras globais

Os preços mais elevados de diversas commodities podem, por outro lado, beneficiar economias produtoras e afetar negativamente as importadoras. De qualquer modo, as economias emergentes seguem, em geral, mais vulneráveis às alterações das condições financeiras globais, que, desde o fim de 2021, vêm se tornando mais restritivas, e seguem permeadas por elevado grau de incerteza, destaca o Banco Central do Brasil (BCB). 

A elevação dos custos de transporte internacional 

As taxas de inflação ao consumidor nesses países devem continuar pressionadas pela renovada alta dos preços de commodities, elevação dos custos de transporte internacional e rupturas nas cadeias de oferta de insumos. 

A progressiva redução das restrições à mobilidade e ao funcionamento de alguns setores de serviços em diversos emergentes também deve contribuir positivamente para os índices de inflação cheios e nos núcleos, informa o documento oficial do Banco Central do Brasil (BCB). 

As expectativas de inflação para o ano de 2022 

As expectativas de inflação para o ano de 2022 continuaram a subir, em geral, nas principais economias latino-americanas, assim como as expectativas para as taxas básicas de juros. Nas economias emergentes do leste europeu, o cenário para inflação se tornou mais desafiador e altamente incerto, com possibilidade de aceleração expressiva dos preços nos próximos trimestres. Acesse o site oficial do Banco Central do Brasil (BCB) e confira o relatório na íntegra, dentre outras informações importantes para a economia atual.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.