EAD: Live debate momento atual da educação a distância

A pandemia impactou diretamente o sistema de educação nos quatro cantos do planeta, e por isso a solução foi adotar o ensino a distância (EAD). 

Contudo, antes mesmo do novo coronavírus o EAD já havia ultrapassado o ensino presencial em número de matrículas no ensino privado no ano de 2019. 

A saber, em 2020 os números foram ainda maiores. Segundo uma estimativa da Hoper Educação, foram cerca de 60% e 65% dos calouros matriculados em cursos de EAD contra 35% a 40% nos cursos presenciais. 

Além disso, nos cursos presenciais o regime de funcionamento teve que ser adaptado respeitando as medidas de distanciamento social, além de mesclar atividades presenciais com aulas online. 

Ademais, essas mudanças recentes demonstram o ensino híbrido como uma tendência. Tal fato desencadeou ainda mais dúvidas quanto ao futuro das Instituições de Ensino Superior (IES). 

Dessa maneira, a empresa Persone Educação decidiu realizar uma live para discutir o assunto e entender mais sobre esse fenômeno. 

Live sobre o momento atual do EAD

A live ocorre no dia 10 de junho, às 20h, através do canal do Youtube da instituição. O tema do evento será “Agora tudo é EAD”. A live abordará os seguintes temas:

  • O EAD cresceu? Quanto?
  • Vai se manter ou pós-pandemia tende a cair novamente?
  • Qual é o ticket médio atualmente? Caiu? Quanto?
  • Como se diferenciar e ter uma captação atraente?
  • Quais são as IES benchmarks do segmento e por quê?

Ademais, o evento contará com a presença do diretor da página Blog do Enem e sócio-consultor da Hoper, João Vianney. 

O executivo afirma: “Existe um movimento de migração digital da sociedade e é um engano pensar que “é a hora da EaD” na educação superior, ou de que “chegou a vez do ensino híbrido” na educação básica. A essência da mudança está no comportamento da sociedade como um todo, que está a cada dia mais conectada e integrada com o uso das tecnologias da comunicação digital”.

Vianney também enfatizou que as instituições de ensino superior que não aderirem ao movimento e não se reinventarem dentro da migração digital vão ficar desconectadas da sociedade. 

Segundo ele: “A digitalização está em todos os setores. A educação é parte da sociedade e não pode ficar de fora deste movimento. É um caminho sem volta, este do uso intensivo da comunicação digital na vida e no aprendizado. A pandemia apenas acelerou em dez ou vinte anos um processo que estava já se disseminando naturalmente. A pandemia funcionou como um catalizador”.. 

Além disso, uma pesquisa realizada em 2020 pela Educa Insights, revela que 46% dos alunos possuem interesse em optar pelo EAD na graduação. 

E então, gostou da matéria sobre o atual momento do EAD?

Não deixe de ler também – Home office e homeschooling na pandemia: os dois lados da moeda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.