Sertão de Minas Gerais: Breve resumo para estudar

O sertão de Minas Gerais faz parte da mesorregião norte do estado. No entanto, nem toda a região se faz parte do sertão, através do clima semiárido e um até mesmo arcaico. 

Geralmente, o termo sertão mineiro é utilizado para determinar uma região ainda mais ampla, permeada por todo o curso do Rio São Francisco e alguns de seus afluentes, como os rios: 

  • Verde Grande 
  • Grande 
  • Paraopeba 

O sertão de Minas Gerais faz parte da região noroeste do estado. 

Ao mesmo tempo em que tem cidades consideradas pobres, conta com municípios desenvolvidos devido à produção de frutas oriundas de técnicas de irrigação. 

No entanto, o sertão de Minas Gerais não se desenvolve como as regiões do sul do estado. Afinal a região é muito castigada pela seca, muito retratada em nossa literatura, por exemplo. 

Formado em uma região plana, ainda mais quando comparada quando se compara aos relevos montanhosos da região oeste e sul de Minas Gerais. 

Ademais, o solo é muito poroso e pouco profundo possibilitando o escoamento fácil das águas das chuvas. Por isso surgem rios intermitentes que vão engrossar o Rio São Francisco. 

O sertão de Minas Gerais poderá aparecer em provas de vestibulares e no Enem. Por isso acompanhe o artigo e fique por dentro do assunto!

Contexto histórico do sertão de Minas Gerais

A colonização da região ocorreu por volta de 1690, quando ainda era habitada por nativos. Dois movimentos diferentes aconteceram nesse meio tempo, liderados pelos vaqueiros vindos da Bahia e outro pelos bandeirantes vindos de São Paulo. 

Por conta dessa influência, a região desenvolveu primeiramente a criação de gado através do regime de sesmarias que no começo da colonização, pertencia às capitanias de Pernambuco e da Bahia. 

Além da pecuária, a prática da agricultura de subsistência também foi desenvolvida, assim como a caça facilitada por grandes reservas de salitre, matéria-prima usada na fabricação da pólvora. 

Hoje em dia a região conta com mais de 100 cidades. Alguns deles se tornaram polos industriais como por exemplo:

  • Montes Claros 
  • Pirapora (Norte) 
  • Unaí (Noroeste) 

Além de alguns municípios que possuem agricultura irrigada como principal fonte de desenvolvimento e outras que vêm sendo desenvolvidas através de parcerias entre o governo federal e estadual.  

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o sertão de Minas Gerais?

Não deixe de ler também – 5 músicas para estudar o sertão nordestino

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.