Conto: 3 obras para compreender esse gênero literário

O conto é um gênero textual caracterizado por apresentar uma narrativa literária curta. A partir de um acontecimento, um narrador relata uma história que deve ser breve, mas contêm alguns elementos como enredo, personagens, espaço e tempo, além do narrador. Por causa da sua extensão, o conto não apresenta muita variação de cenários. 

Além disso, os textos podem ser de diversos tipos (psicológicos, infantis, de fantasia, de humor, de terror, etc) e as narrativas podem ser fictícias ou baseadas em situações reais. Já a estrutura do conto, além de apresentar uma introdução, um desenvolvimento e a conclusão, deve ter também um clímax, que é o ponto alto da narrativa e que define o desfecho da história.

Para conhecer esse gênero literário nada melhor do que entrar em contato com obras renomadas e contos de grandes autores. Ao ler diversos tipos de contos é mais fácil se familiarizar com esse tipo de narrativa. Por isso, selecionamos 3 livros de contos para aprender mais e se divertir com a leitura. Confira!

3 livros para conhecer o gênero literário

Sagarana

Em primeiro lugar, apresentamos o livro Sagarana, uma das grandes obras de Guimarães Rosa. O livro agrupa uma seleção de nove contos do autor que são narrados por meio de sua linguagem ímpar. Assim como em outras obras de Guimarães Rosa, as histórias se passam no sertão, de modo que o cenário escolhido para as narrativas é o sertão de Minas Gerais. 

50 contos de Machado de Assis

Machado de Assis é um dos maiores contistas e romancistas da historiografia da literatura brasileira. Seus contos são famosos pela genialidade dos enredos e também pela linguagem inconfundível do autor. O livro, como o título já entrega, é composto por 50 contos do autor. Desse modo, é possível conferir textos amplamente conhecidos e aclamados como “O Alienista”, “O Espelho”, “Último Capítulo”, e “A Cartomante”.

Todos os Contos

Por fim, apresentamos o livro Todos os Contos, lançado em 2016. A obra reúne 85 textos da escritora brasileira Clarice Lispector, cujos contos são de temáticas diversas, mas sempre marcados pela escrita íntima, com textos que colocam em foco o inconsciente. Com organização de Benjamin Moser, o livro traz textos clássicos da autora como “Uma Galinha”, “Amor”, “Restos de Carnaval” e “Feliz Aniversário”.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia 3 livros para saber mais sobre Joana d’Arc.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.