‘É um crime agora ser rico?’, diz Bolsonaro sobre imposto

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou ser contrário ao Imposto sobre Grandes Fortunas no Brasil e usou o exemplo da França para ser contrário a medida.

“Alguém conhece algum empresário socialista? Algum empreendedor comunista? Alguns querem que eu taxe grandes fortunas no Brasil. É um crime agora ser rico no Brasil? A França há poucas décadas fez isso, e o capital foi para a Rússia”, disse o presidente contra o imposto.

“Alguns querem que se aumente a carga tributária, que tabele preços como a Argentina fez com a carne. Congelou por trinta dias a exportação de carne, e o que aconteceu? Não só faltou no mercado, como subiu de preço. (Tem gente) achando que com canetada dá para você controlar a economia e atender a todos”, completou.

As informações são do jornal o Globo e as declarações foram dadas durante evento sobre a construção de cisternas nas escolas públicas.

Imposto sobre grande fortuna é previsto na Constituição

O que muita gente não sabe, é que o Imposto sobre Grandes Fortunas já está estabelecido na Constituição do Brasil. O que acontece, na realidade, é que a medida nunca foi de fato regulamentada e por isso também não é aplicada.

Com a pandemia um grupo de 92 milionários chegaram a assinar uma carta pedindo que a taxação sobre suas fortunas aumentasse, mas nenhum brasileiro chegou a integrar de fato o movimento. Entre os que assinaram estão pessoas do Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Reino Unido e Dinamarca.

Algumas discussões sobre o Imposto sobre Grandes Fortunas até aconteceram no Brasil, mas nada de fato afetivo. O que há de neste sentido é a reforma tributária, mas esse tipo de taxação ficou de fora da proposta.

O que pode ser criado é a taxação dos dividendos – os lucros das empresas repassados para os acionistas. Antes, esses valores eram isentos de imposto o que pode mudar com a aprovação da medida na reforma.

Outro ponto proposto é a “junção” dos tributos federais PIS e Cofins, que se tornariam a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), com alíquota única. Além do aumento da faixa de isenção do imposto de renda. Veja outros detalhes clicando aqui.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.