É preciso acordar o bebê para mamar?

Muitas mães têm dúvida se é preciso acordar o bebê para mamar, ou se é possível deixá-lo dormindo. No entanto, a resposta para esse questionamento é: depende.

Tudo depende da idade do bebê, suas condições de saúde, quantidade de mamadas diárias e dos sinais que ele possa dar durante o sono. Por exemplo, se você notar que o seu filho tem o sono agitado, e procura chupar os lábios ou tentar “comer a mão” durante o sono, desconfie de que ele esteja com fome.

Além disso, se o bebê sofre de hipoglicemia, o cuidado precisa ser redobrado, mantendo as mamadas a cada 2 horas, ao longo das 24 horas do dia.

De qualquer maneira, algumas sugestões vão lhe ajudar a instaurar a melhor rotina de amamentação possível. Abaixo apresentamos as nossas dicas.

É preciso acordar o bebê para mamar?

Como mencionamos acima, é preciso acordar o bebê para mamar apenas em situações específicas: quando é recém-nascido ou apresenta problemas de saúde, como a hipoglicemia.

Entretanto, abaixo elencamos os cuidados que devem ser tomados em cada situação distinta, para facilitar a sua organização. Veja:

Bebês recém-nascidos devem mamar de 3 em 3 horas

Bebês recém-nascidos podem ter muito sono e, dessa forma, acabam ultrapassando as três horas consecutivas de descanso. Porém, nesse caso é preciso acordar o bebê para que ele possa mamar, garantindo assim a sua nutrição adequada.

Isso porque bebês muito pequenos tendem a reter menos alimento no seu pequeno volume estomacal, fazendo com que as mamadas frequentes sejam necessárias para o seu desenvolvimento.

Além disso, com o passar do tempo o leite materno começa a ficar mais “encorpado”, de acordo com as necessidades da criança, desencadeando uma rotina de sono mais equilibrada e com menos necessidades de amamentação durante à noite.

Bebês com mais semanas de vida podem dormir um pouco mais, mas considere a recomendação do seu médico

Já bebês um pouco maiores podem dormir por mais de 3 horas consecutivas, desde que não apresentem necessidades especiais, como problemas de hipoglicemia.

Por isso é tão importante as consultas periódicas ao pediatra, pois assim o médico poderá pesar o bebê e acompanhar o seu desenvolvimento físico. A partir disso, é possível saber se ele está realmente sendo bem alimentado, ou se a quantidade de mamadas noturna deve ser maior.

A quantidade de mamadas ideal

Especialistas recomendam que um bebê mame entre oito a 12 vezes por dia, incluindo as horas de sono, para assim garantir uma nutrição adequada.

Você pode estabelecer uma rotina onde o seu filho se alimente a cada três horas, no máximo, e no caso de hipoglicemia, a cada duas horas.

Vale salientarmos que se o médico recomendar mais mamadas ao longo do dia, é importante seguir a recomendação. Assim, pouco a pouco o bebê cresce, se desenvolve e a quantidade de mamadas diminui. E quando você se dá conta, o desmame natural começa a acontecer, sem a necessidade de induzir a isso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.