É falso que pagamentos do Bolsa Família foram adiados em um mês

Circula nas redes sociais e pelas ruas do Brasil a informação de que o Bolsa Família passou por um adiamento. Essa informação é falsa. Os pagamentos do mês de abril, aliás, começaram. O calendário é o mesmo de sempre mesmo considerando o início dos pagamentos do Auxílio Emergencial.

Pela informação falsa que está circulando, o Governo Federal teria decidido parar os pagamentos de várias pessoas neste período de pagamento do Auxílio Emergencial. Essa fake news diz ainda que só os benefícios de algumas pessoas passou por um adiamento.

De acordo com informações do próprio Ministério da Cidadania, que responde pelo Bolsa Família e pelo Auxílio Emergencial, os pagamentos continuam normalmente. O que aconteceu de fato é que boa parte das pessoas que recebem o Bolsa Família migraram temporariamente para o Auxílio Emergencial.

Entretanto, só o que muda nesses casos é mesmo o valor. Todo o resto segue com a mesma lógica. Essas pessoas seguem portanto respeitando as mesmas regras do calendário de sempre do programa. Além disso, elas recebem exatamente com o mesmo cartão que recebiam antes.

E mesmo os beneficiários que não irão para o Auxílio Emergencial, seguirão recebendo o Bolsa Família normalmente. Para essas pessoas, o benefício segue igual até mesmo no valor. Elas só não mudarão de programa e seguirão com os pagamentos do Bolsa Família.

Auxílio x Bolsa Família

De acordo com as informações do Ministério da Cidadania, cerca de 10 milhões de pessoas migraram do Bolsa Família para o Auxílio Emergencial. Trata-se portanto de uma migração temporária. Isso porque esses beneficiários irão retornar ao Bolsa Família quando o Auxílio acabar.

E isso tem até data para acontecer. De acordo com o Governo Federal, será no mês de agosto. O objetivo do Palácio do Planalto é criar um novo Bolsa Família para essas pessoas. A ideia, ainda de acordo com o Governo, é fazer o programa ficar maior.

E por ficar maior entenda crescer tanto em número de beneficiários como também em valores do benefício. Informações de bastidores dão conta de que a ideia do Governo é fazer com que as milhões de pessoas que estão na fila do benefício acabem entrando no programa.

Valores

Enquanto o novo programa não chega, o Governo Federal vai seguir pagando o Auxílio Emergencial e o próprio Bolsa Família de forma simultânea. Os valores do Auxílio este ano variam entre R$ 150 e R$ 375. Sendo que a grande maioria das pessoas vai receber os valor menor.

Quem está no Bolsa Família vai migrar para o Auxílio apenas quando o valor deste último for maior. Já as pessoas que recebem mais no benefício, deverão seguir no programa. A lógica é mais simples do que se imagina: o beneficiário vai ficar sempre com o projeto de valor maior para ele.

Então de acordo com o Ministério da Cidadania não há nenhum beneficiário que teve adiamento nos pagamentos do Bolsa Família neste mês de abril. Algumas pessoas estão reclamando que o dinheiro desse mês não saiu ainda. Nesses casos, essas pessoas precisam procurar uma agência ou uma central de atendimento oficial para tentar resolver o problema.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.