É falso que Governo Federal aprovou vale-gás para aposentados

De acordo com informação falsa que circula pela internet, Governo Federal teria aprovado esse novo projeto de vale-gás

É falsa a informação de que o Governo Federal teria acabado de aprovar um novo vale-gás para a população em situação de vulnerabilidade. Essa mensagem fake está circulando pelos grupos de whatsapp e ajudando a contaminar celulares. De acordo com a Polícia Federal (PF) trata-se portanto de um golpe.

Essa falsa informação está girando pelo mundo da internet há cerca de um mês. Segundo as informações da PF, mais de 5 mil pessoas chegaram a receber esse link. Não se sabe ao certo quantos desses indivíduos caíram de fato nessa fraude. Sabe-se, no entanto, que vários deles podem ter sido vítimas desta situação.

O texto fake afirma que o Governo Federal acabou de aprovar esse vale-gás e que ele é destinado para pessoas de baixa renda, aposentados, usuários do Auxílio Emergencial e também do Bolsa Família. A mensagem também diz que o Planalto está querendo preencher essas vagas o mais rapidamente possível.

A notícia falsa também diz que o cidadão precisa enviar aquela informação para cinco outros grupos. A ideia dos criminosos é chegar ao maior número possível de pessoas. Assim, a possibilidade de fazer mais vítimas se torna ainda maior. Por isso, a PF diz que o ideal é não compartilhar esses links com ninguém.

O link afirma ainda que para se inscrever, o cidadão precisa inserir algumas informações básicas como nome completo, estado, CPF e a cidade em que está vivendo atualmente. Os criminosos também inserem falsos depoimentos de pessoas que teriam recebido o Vale-gás depois de fazer essa suposta inscrição.

Vale-gás

A verdade é que alguns estados estão de fato pagando o Vale-gás. É o caso, por exemplo, de São Paulo. Só que mesmo neste caso, eles não atuam enviando links para essas pessoas. Aliás, eles nem estão fazendo mais inscrições para este programa.

Caso o cidadão more em outro estado ou cidade que esteja fazendo este pagamento, é importante consultar o site oficial do governo local. Por lá, o usuário vai descobrir como as autoridades locais estão fazendo esse processo de inscrição.

Em um nível federal, o Palácio do Planalto ainda não está fazendo esse pagamento, e nem a inscrição para este programa. O que se tem até aqui são projetos que ainda estão em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Como não cair em fraudes

De acordo com a Polícia Federal (PF) é humanamente impossível se tornar invisível aos golpes. Qualquer pessoa pode sofrer um a qualquer momento. No entanto, é possível tomar alguns cuidados básicos para evitar essa dor de cabeça.

A primeira dica é sempre desconfiar. Mesmo que tenha uma mensagem real, não vai fazer mal não ter certeza sobre ela. O ideal é mesmo buscar informações oficiais para saber se o Governo está realmente mandando aquele tipo de mensagem.

Outra dica importante é desconfiar dos milagres. Normalmente, os criminosos utilizam histórias muito boas. São projetos “imperdíveis” e normalmente muito fáceis de se inscrever. Eles também se utilizam muito de termos como “urgente”, “se inscreva agora”, “últimos dias” e “últimas vagas”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.