Aprovação do novo Vale-gás para os cidadãos do país

Dentro do Palácio do Planalto, há quem diga que o Governo Federal vai ter que escolher apenas um: Bolsa Família ou Vale-gás

De acordo com informações da imprensa, o Governo Federal está muito preocupado com o avanço de projetos como o Vale-gás no Congresso Nacional. Sobretudo os membros do Ministério da Economia estão temendo que mais essa despesa possa acabar sendo fatal para o teto de gastos públicos neste ano e no próximo.

Recentemente, o Presidente Jair Bolsonaro disse que o país tem o dinheiro para fazer esses pagamentos. Ele disse que a Petrobras tem um fundo de R$ 3 bilhões para fazer a distribuição desses botijões para as famílias carentes de dois em dois meses. Pelo menos essa é a ideia central até aqui.

No entanto, membros do Ministério da Economia acreditam que o Governo não tem condições de arcar com os projetos que estão no Congresso. Não quando, neste momento, eles também estão pensando em fazer o aumento do Bolsa Família. O programa, que deve passar a se chamar Auxílio Brasil, deve entrar em cena a partir do próximo mês de novembro.

Em um evento nesta quarta-feira (15), o Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a “prioridade número zero” do Governo Federal neste momento é a aprovação do aumento do Bolsa Família. Na ocasião, ele nem chegou a citar a questão do vale-gás. O que indica que a pasta escolheu uma prioridade para este momento.

O Presidente Jair Bolsonaro não vem falando muito mais sobre esse assunto. Ao mesmo tempo, cidadãos estão fazendo pressão para que o Governo pague esse benefício o quanto antes. É que o país vem registrando sucessivos aumentos nos preços dos botijões ultimamente. E isso está pressionando a renda desses indivíduos.

Vale-gás

O Congresso Nacional está registrando uma série de projetos que estão indo nesta direção. No Senado Federal, por exemplo, há a proposta do Senador Eduardo Braga (MDB-AM). De acordo com ele, o Governo precisa fazer o pagamento deste benefício.

“Me parece que a situação do precatório não está equacionada até agora e nós temos um caminho claro para resolver o problema do gás”, disse o Parlamentar ao dizer que o Governo não pode condicionar o pagamento de projetos apenas ao parcelamento dos precatórios.

Na Câmara também há propostas semelhantes. Algumas delas, aliás, devem começar a passar por análises a partir da próxima semana. Qualquer que seja a decisão do Congresso Nacional sobre todos esses programas, deve passar pelo crivo do Presidente.

Vários estados

Vale lembrar que vários estados começaram os pagamentos dos seus próprios projetos de distribuição de gás. Talvez o caso mais famosos seja mesmo o de São Paulo. Por lá, os repasses em dinheiro começaram na semana passada.

No Ceará, o Governador Camilo Santana (PT) acabou de assinar uma lei permanente de vale-gás para as famílias carentes do estado. Isso quer dizer portanto que essa política de distribuição dos botijões vai permanecer mesmo após o final da pandemia.

De acordo com informações oficiais o valor do botijão de gás está subindo muito no Brasil. Com isso as pessoas que já recebem pouco estão sofrendo ainda mais com a situação. É justamente por isso que há um pedido de ajuda por parte desses cidadãos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.