Como dormir melhor?

Dormir melhor é o objetivo de muita gente que quer aumentar a qualidade de vida e conseguir, inclusive, ter impactos positivos no trabalho por conta de uma boa noite de descanso.

Afinal, o sono tem relação direta com a nossa disposição, energia, concentração e até mesmo memorização. Por conta disso tudo, cuidar do sono é extremamente importante e proporciona benefícios para as mais diversas esferas de nossas vidas.

Veja, neste texto, algumas dicas que podem ajudá-lo nessa missão!

Como dormir melhor?

Existem diferentes mudanças na rotina que podemos implementar para dormir melhor. Antes de qualquer coisa, é interessante analisarmos como está o nosso sono atual. Assim, poderemos verificar quais são as variáveis que podem estar atrapalhando o nosso descanso.

Será que há muito ruído na sua casa? Será que o calor ou o frio tem deixado o quarto desconfortável? Ou, ainda, será que a falta de rotina tem atrapalhado o seu sono? Pensar sobre esses pontos pode ajudá-lo a começar a organizar um sono mais revigorante.

Veja algumas dicas:

1. Estabeleça um horário para dormir

Estabelecer um horário para dormir é muito importante para que o corpo se adapte à rotina e possa, todos os dias, desligar-se completamente, proporcionando uma noite de descanso agradável.

Porém, para que o horário seja realmente qualificado, sugerimos que você faça alguns testes. Teste a quantidade de horas e o horário que você irá dormir e acordar, buscando fixar uma rotina assim que encontrar a combinação que, tendencialmente, eleva a sua sensação de bem-estar.

2. Pratique a higiene do sono

A higiene do sono consiste em preparar-se para o descanso diário antes mesmo de dar o horário escolhido. Isto é, ao invés de apenas desligar a televisão na hora que você for para a cama, considere fazer isso pelo menos 45 minutos antes.

Assim, o seu corpo já vai se “preparando” para o descanso, ficando mais propenso ao sono.

Para uma boa higiene do sono, deixe as luzes da casa mais baixas, certifique-se de regular a temperatura do quarto, considere beber um chá calmante e assim por diante. Criar um ritual à noite pode ser bem-vindo para dormir melhor.

3. Pratique exercícios diariamente

Os exercícios físicos, além de serem essenciais para a nossa saúde como um todo, também são nossos aliados na hora de dormir melhor. Afinal, eles nos ajudam a gastar mais energia, aumentam a sensação de relaxamento e proporcionam bem-estar ao longo do dia, o que pode impactar na forma como descansamos.

Apenas cuidado com o horário: nada de querer praticar exercícios pouco antes de dormir, hein?

4. Não consuma alimentos pesados à noite

Alimentos muito pesados podem atrapalhar a digestão e fazer com que você não consiga dormir profundamente com facilidade. Por isso, para dormir melhor, prefira alimentos mais leves à noite.

5. Prepare o seu ambiente de dormir

Cuidar da roupa de cama, manter o quarto organizado e limpo, proteger-se contra ruídos externos, entre outros cuidados com o ambiente de descanso em si, podem ajudar na hora de ter noites mais revigorantes.

Portanto, avalie como está o seu quarto e faça pequenos reparos, simples, mas que podem mudar o seu dia a dia. 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.