Como dormir bem: dicas para uma boa noite de sono

Dormir bem para ter uma boa noite é algo indispensável para a qualidade de vida, concorda? Até porque quando dormimos mal, o nosso dia tende a ser mais difícil de ser concluído. Ao mesmo tempo, nossa concentração pode ser mais ruim, o humor fica desequilibrado, etc. Por isso, cuidar do sono é fundamental para ter saúde e bem-estar.

E para lhe ajudar nessa missão tão imprescindível, desenvolvemos um breve guia com sugestões que, no agregado, podem fazer diferença. Confira!

Como dormir bem e ter uma boa noite de sono?

A noite de sono não começa apenas quando deitamos a cabeça no travesseiro e fechamos os olhos. Ela começa quando diminuímos a iluminação da casa; desligamos os eletrônicos e lemos um livro; consumimos um chá quente que promove conforto; etc. Por isso, entenda que para dormir bem é necessário criar uma rotina que começa antes de entrarmos no quarto de fato. Abaixo damos mais detalhes:

1. Estabeleça um horário – de acordo com as suas necessidades

O primeiro ponto que merece atenção é com relação à rotina. Para dormir bem nós devemos considerar a possibilidade de criar uma rotina de sono. Isto é, dormir e acordar razoavelmente no mesmo horário, respeitando a quantidade mínima de horas de sono por noite.

Porém, como saber a quantidade mínima? Faça testes. E lembre-se de que a literatura científica traz informações de que um adulto deve dormir de 7 a 8 horas por noite – tente encaixar uma rotina saudável com base nesses horários.

2. Cuide da sua roupa de cama

A sua cama fica “abraçada” com você durante toda a noite. Portanto, nada mais coerente do que deixá-la bem confortável, concorda? Por isso, considere cuidar do seu lençol, escolher bons travesseiros, manter o colchão higienizado, etc. Tudo isso pode lhe ajudar a ter noites de sono mais agradáveis.

3. Atente-se ao clima do quarto

Se o seu quarto for muito quente, aposte no uso de ar condicionado ou ventiladores para minimizar o calor. Se for muito frio, tente aquecer a sua cama antes de deitar (inclusive, o secador de cabelo é ótimo para isso!). O clima precisa ser agradável para que o seu corpo não fique acordando por conta dos desconfortos causados pelo frio ou pelo calor.

4. Corte as entradas de luz

Se você não mora sozinho e as pessoas costumam ficar acordadas até mais tarde, tente cortar as entradas de luz no seu quarto. Feche a porta, use uma cortina mais pesada, enfim! Tente manter o quarto mais escuro.

5. Evite o consumo de eletrônicos ao menos uma hora antes de dormir

O uso do celular, dos videogames e até mesmo da televisão, muito perto da hora de dormir, pode atrapalhar o sono. Por isso, se você realmente quer dormir bem, considere deixar esses eletrônicos de lado ao menos uma hora antes de se deitar.

6. Pratique exercícios ao longo do dia

Os exercícios físicos e demais hábitos saudáveis também ajudam as pessoas a dormirem melhor. Manter o corpo ativo contribui para um cansaço maior na hora de deitar, o que ajuda a induzir o sono. Pense nisso e construa uma rotina que priorize a sua saúde!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.