Usar o celular antes de dormir é ruim?

Muitos estudos e profissionais da saúde apontam que usar o celular antes de dormir é ruim, assim como deixá-lo ao lado da cabeceira da cama também pode ser um problema para a saúde, por exemplo. Por isso, neste texto reunimos algumas consequências desse tipo de hábito para que você possa refletir com a gente e, quem sabe, construir uma rotina de sono que seja mais saudável. Confira:

Usar o celular antes de dormir é ruim? Quais as consequências?

Sim, usar o celular antes de dormir é ruim. Isso é um fato que vem sendo alertado por muitos profissionais, em diversos estudos. Afinal, o celular emite luz, pode atrapalhar o sono ao emitir notificações, pode provocar a falta de autocontrole em algumas circunstâncias e ainda resultar em horários de sono irregulares. Acompanhe uma descrição mais detalhada desses pontos:

1. Conteúdos que aumentam a agitação, angústia ou preocupação

Se você costuma usar o celular antes de dormir, comece a analisar o tipo de conteúdo que você costuma consumir. Às vezes, o consumo de certos materiais pode provocar angústia, medo, agitação, preocupação e outros efeitos negativos. Toda essa excitação negativa pode acarretar em uma maior dificuldade para dormir.

É o caso de assistir um filme de terror no celular antes de dormir, ou então, consumir notícias muito negativas que gerem mal-estar. Pense sobre isso.

2. Uso compulsivo pode criar horários de sono irregulares

O uso descontrolado pode resultar em horários irregulares de sono. É o caso de você preferir ficar conversando com os amigos ao invés de criar um ambiente que induz ao sono. Consequentemente, pode madrugar conversando sem se dar conta disso e, em decorrência desse comportamento, ter uma rotina de sono completamente irregular.

Essa irregularidade pode acarretar em uma maior indisposição no dia seguinte, atrapalhando o seu trabalho, seus estudos, etc.

3. Pode diminuir a produção de melatonina

O excesso de iluminação pode ser o caminho para a diminuição da melatonina. Esta é responsável por induzir o sono e nos auxiliar na hora de dormir bem ao longo de toda a noite. Como há um excesso de luz em nossos olhos, podemos ter maior dificuldade para ficarmos sonolentos, construindo uma rotina de horários completamente irregulares, como apontamos no tópico acima.

Por isso, muitas vezes vemos especialistas dizendo para diminuir a luminosidade da casa à noite, além de evitarmos o excesso de telas como tablets, celular, computador e televisão antes de dormir.

4. Pode provocar a interrupção do sono ao checar o celular durante à noite

Usar o celular antes de dormir é ruim, e isso ficou claro. Porém, além desse uso, deixá-lo perto da cabeceira da cama também pode ser um problema. Primeiro porque você pode acordar com as notificações, caso não as tire. Segundo porque você pode acordar no meio da noite e simplesmente mexer no celular por curiosidade, atrapalhando o seu sono e despertando a sua mente em um momento pouco propício.

Essa quebra nos ciclos de sono podem resultar em um maior cansaço, mais dificuldade para voltar a dormir, e assim por diante.

Portanto, evite usar o celular antes de dormir e considere deixá-lo longe da cama, no modo silencioso/não perturbe. Cuide do seu sono para ter mais qualidade de vida!

Referências

Relação entre uso do telefone celular antes de dormir, qualidade do sono e sonolência diurna. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/121890/125311> Acesso em 22 ago. 2022.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.