Quais são as doenças identificadas no teste do pezinho?

Você sabe quais são as doenças identificadas no teste do pezinho? Quer saber mais sobre esse importante teste e o porquê de ele ser indispensável para a saúde do bebê? Então não deixe de acompanhar nosso conteúdo de hoje.

Nele vamos lhe apresentar todos os detalhes das doenças que podem ser detectadas com o teste, para que assim você saiba analisar melhor os resultados do exame. Acompanhe e entenda.

Quais são as doenças identificadas no teste do pezinho?

O teste do pezinho deve acontecer entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê, e tem por objetivo coletar algumas gotinhas de sangue do calcanhar para que seja possível detectar potenciais doenças no recém-nascido. Dentre as doenças que são investigadas com esse teste preventivo, podemos destacar as seguintes:

1- Fenilcetonúria

Essa doença é caracterizada pela ausência ou redução da ação de uma enzima que é responsável por quebrar aminoácidos presentes em nosso organismo. Os aminoácidos quebrados são as fenilalanina em tirosina, e quando essa quebra não acontece, a criança pode desenvolver deficiências mentais.

Com o teste do pezinho feito no tempo correto, o diagnóstico pode auxiliar no tratamento precoce e na cura do problema.

2- Fibrose cística

Trata-se de uma doença que atinge o pâncreas, os pulmões e o sistema digestivo, causando secreções pulmonares e má absorção intestinal. Além disso, a fibrose cística também pode ocasionar obstrução das vias aéreas, com o desenvolvimento de infecções crônicas.

Apesar de apresentar altas taxas de mortalidade, essa doença pode ser tratada e, em muitos casos, controlada a ponto de diminuir o risco de morte, desde que seja diagnosticada precocemente.

3- Hipertireoidismo congênito

O hipertireoidismo congênito caracteriza-se com a falta ou redução do hormônio da tireoide, sendo que este é indispensável para o desenvolvimento neurológico.

Além de impactar no sistema nervoso central, outros órgão também necessitam desse hormônio para não ocorrer deficiências neuropsicomotoras e lesões neurológicas irreversíveis.

Ao identificar essa doença precocemente, o bebê pode receber um tratamento alinhado à sua demanda, diminuindo o agravamento dos problemas e combatendo os efeitos severos da doença.

4- Anemia falciforme

A anemia falciforme é uma das doenças identificadas no teste do pezinho e que pode trazer pistas de medidas importantes que devem ser tomadas para garantir a saúde do bebê.

Trata-se de uma doença que altera a estruturação da molécula de hemoglobina, comprometendo o transporte de oxigênio.

O glóbulos vermelhos alteram-se a ponto de ficarem semelhantes ao formato de uma foice, unindo-se uns aos outros e dificultando a passagem de sangue pelos vasos sanguíneos. Assim, podem causar dores, inchaços, amarelão, anemia e infecções.

Bebês que recebem o diagnóstico precocemente podem levar uma vida normal, desde que recebendo o tratamento precoce adequado.

5- Deficiência de biotinidase

Por fim, temos ainda a deficiência de biotinidase, sendo uma das doenças identificadas no teste do pezinho que requer muita atenção, pois essa deficiência pode impactar no intelecto do bebê.

O problema começa a se manifestar já a partir da sétima semana de vida, causando distúrbios cutâneos e neurológicos graves, como a microcefalia, epilepsia, entre outros.

O tratamento é medicamentoso e imprescindível para combater e evitar as deficiências cognitivas, e é por conta disso que o teste do pezinho é tão importante para detectar essa e outras doenças. Afinal, o tratamento precoce é essencial para garantir mais saúde e qualidade de vida para o bebê.

Veja também: Como saber se o bebê está com fome?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.