Diversos fatores são considerados nas projeções das taxas de juros

Diversos fatores são considerados nas projeções das taxas de juros. Confira alguns apontamentos do Banco Central!

A taxa de juros real neutra utilizada nas projeções do Banco Central do Brasil (BCB) é de 3,5% a.a. no horizonte considerado, conforme informações oficiais.

Diversos fatores são considerados nas projeções das taxas de juros

Os cenários também incorporam o fenômeno La Niña nas projeções. Em termos de bandeira tarifária de energia elétrica para o final de 2022, utiliza-se bandeira amarela, ressalta o Banco Central do Brasil (BCB).

Para os finais dos anos-calendário de 2023 e 2024 também se utiliza bandeira amarela, o que equivale a pressupor bandeira considerada neutra do ponto de vista da projeção para a inflação desses anos.

O preço do petróleo

Com relação ao preço do petróleo considerado nas projeções, o cenário de referência utiliza a hipótese usual de considerar os valores em torno da média dos preços do petróleo vigentes na semana anterior à reunião do Copom e 2% de variação ao ano a partir de então. 

Os valores do preço do barril

Assim, no cenário de referência, o preço do barril parte de valores em torno de USD118 em março, se elevando para cerca de USD121 no fim de 2023, ou seja, extrapolando para todo o horizonte relevante da política monetária o preço do petróleo resultante de uma conjuntura de mercado internacional particularmente anômala, destaca o Banco Central do Brasil (BCB).

Atual ambiente de incerteza e a volatilidade elevada

Na última reunião do Copom (245ª reunião), o Comitê observou que o atual ambiente de incerteza e a volatilidade elevada demanda serenidade para a avaliação dos impactos de longo prazo do atual choque e, portanto, optou por comparar essa hipótese com os preços de contratos futuros de petróleo, negociados em bolsas internacionais, e com projeções de agências do setor, informa o Banco Central do Brasil (BCB).

A trajetória de preços do petróleo até o fim de 2022

Notou-se que ambos convergem para um preço do barril abaixo de USD100 até o fim de 2022. O Copom concluiu então que seria adequado manter a hipótese usual no cenário de referência, mas adotar como mais provável um cenário com hipótese alternativa para a trajetória de preços do petróleo até o fim de 2022.

Conforme análise oficial do Banco Central do Brasil (BCB), para as projeções a partir de 2023, o Comitê decidiu manter sua premissa mais conservadora, de preço de petróleo crescendo a 2% a.a. 

A divulgação de cenário alternativo é particularmente útil 

O Comitê considera que a divulgação de cenário alternativo é particularmente útil e informativa em ambiente altamente incerto. As projeções apresentadas pelo Banco Central do Brasil (BCB) dependem ainda de considerações sobre a evolução das reformas e ajustes necessários na economia. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.