Como discordar de pessoas superiores no trabalho?

Conseguir discordar de pessoas superiores no trabalho nem sempre é fácil. Há quem tenha medo de parecer grosseiro, enquanto outras pessoas temem “perder o emprego” por conta disso.

De qualquer forma, independente do motivo pelo qual você sente desconforto na hora de discordar, existem algumas considerações que podem ajudar você. Explanamos elas no decorrer deste texto. Continue lendo!

Como discordar de pessoas superiores no trabalho?

O primeiro ponto que devemos trazer à luz, ao se pensar em discordar de pessoas superiores no trabalho, é com relação ao fato de que discordar é preciso.

Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que pelo bem da sua saúde mental você deve aprender a dizer “não”. E isso inclui saber negar algo ao seu chefe ou superior.

Além disso, discordar é saudável em todos os âmbitos de nossas vidas. Cada pessoa é única e tem uma bagagem diferente na vida, por isso, muitas vezes elas podem discordar. E é essa discordância que auxilia na construção de novos caminhos e ideias.

Portanto, quebre a ideia de que discordar de pessoas superiores no trabalho é um problema. Mas sim, pense como algo positivo! Assim você conseguirá seguir as dicas abaixo com mais facilidade.

1. Permita que a pessoa termine a fala dela – escute ativamente

Embora você possa ter aquele desejo de discordar logo no começo do discurso alheio, segure a onda! Não interrompa o seu superior, pois isso sim poderia ser mal visto. Mas sim, pratique a escuta ativa e aguarde ele acabar o próprio raciocínio.

Além disso, se você estiver em uma reunião, vale anotar o que você quer comentar, enquanto ele ainda está falando. Pois assim poderá seguir um raciocínio mais lógico depois.

2. Pense nos seus argumentos antes de falar “não”

Não seja aquela pessoa que apenas diz “não” e, quando questionado o porquê, responde apenas com um “porque não”. Esse tipo de comportamento pode soar arrogante e pouco interessado no assunto.

Por isso, analise quais são os seus argumentos e pense sobre eles antes de simplesmente negar. Esse tipo de análise pode durar alguns segundos, minutos ou até um dia inteiro – desde que neste último caso você solicite um tempo para pensar.

3. Crie uma cronologia para o que você vai falar

Crie um roteiro mental para os seus argumentos. Tenha clareza do começo, meio e fim que você quer falar. Assim você começa a apresentar os seus argumentos de uma forma organizada e lógica.

4. Espere a resposta da pessoa e ouça com atenção

Espere o que a pessoa irá responder. Não atropele ela. E se ela parecer incoerente, novamente ouça tudo e use essas informações como base para a sua argumentação anterior.

5. Se você for contrariado, controle as emoções

O gerenciamento das emoções é fundamental. Se, apesar dos argumentos, você for contrariado e o fato de você discordar de pessoas superiores no trabalho não surtir efeito, respire fundo.

Não fique revoltado por isso. Tampouco demonstre a sua irritação. Mas sim, entenda que as pessoas nem sempre concordam – faz parte da vida.

Ao menos o mais importante foi feito: você mostrou a sua ideia e o seu ponto de vista. Disso você está “livre”. 😉

  • Importante: Se a situação vai contra os seus valores, então além de discordar e ser contrariado, você deve abrir mão do projeto.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.