Perícias médicas do INSS devem ser retomadas quarta-feira, diz associação

Associação Nacional dos Médicos Peritos ainda não recomenda o retorno desses profissionais

Luiz Argolo, presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos Federais, afirmou, em entrevista ao programa Estúdio I, da Globo News, que os peritos médicos podem retornar ao trabalho nesta quarta-feira (23). Ela afirmou que os profissionais farão nova perícia nas agências do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) nesta semana.

“Dá para fazer a vistoria na segunda e terça-feira e estando adequadas, na quarta-feira, o atendimento será restabelecido”, disse ele durante a entrevista à Globo News. “Estando todos os itens de segurança em conformidade, a perícia volta. Ninguém está fazendo movimento irresponsável ou político não”.

Segundo ele, a única preocupação dos médicos atualmente é garantir sua segurança e a segurança dos segurados, para evitar a contaminação da Covid-19.

As agências do INSS começaram a abrir semana passada. Entretanto, os peritos não retornaram ao trabalho. Outros serviços já estão sendo retomados gradualmente. De acordo com o INSS, cerca de 600 mil trabalhadores estão dependendo dos peritos médicos para retomar o trabalho ou receber algum benefício.

Na tentativa de fazer os peritos retornarem aos postos que não consideram seguros, o governo ameaçou demitir servidores que ocupam cargos de confiança na Subsecretaria Nacional de Perícia Médica Federal. Ainda semana passada, o governo começou a trocar a equipe dessa subsecretaria, com intenção de retomar a perícia em todas as 163 agências do INSS.

A Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) não recomenda o retorno desses profissionais, alegando que as agências não possuem itens de proteção e equipamentos de segurança contra o novo coronavírus.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.