Estudos: Conheça estratégias de aprendizagem auditiva

O estilo auditivo de aprender possui características peculiares. Entenda para se beneficiar!

Você quer que alguém lhe diga as coordenadas antes de fazer um trabalho? Prefere aulas em áudio do que em vídeo junto? Então, Você pode ser adepto à aprendizagem auditiva.

Se você aprende melhor ouvindo informações, esse artigo poderá lhe ajudar a aproveitar ao máximo o tempo de que dispõe para aprender e estudar.

Pontos fortes dos alunos auditivos

Do jardim de infância à aula da faculdade, os alunos auditivos serão alguns dos membros mais engajados e responsivos de qualquer classe. Quando se trata de estudo para concursos, então, a tendência de alcançar excelentes resultados é enorme.

Há muitos pontos que ajudam a ter sucesso na aprendizagem auditiva, por exemplo:

  • Bom para explicar ideias em voz alta
  • Capacidade de compreender as mudanças no tom de voz
  • Hábil em relatórios orais e apresentações acadêmicas
  • Sem medo de falar na aula
  • Segue bem as instruções verbais
  • Membro proativo de grupos de estudo
  • Contador de histórias talentoso
  • Capaz de resolver problemas complexos falando em voz alta

Estratégias de aprendizagem auditiva

Aqueles com um estilo de aprendizagem auditiva gostam de falar e ouvir os outros falarem para aprender, mas podem ter problemas para ler silenciosamente ou permanecer ocupados em um local completamente silenciosa. Se você é um estudante auditivo, tente as estratégias a seguir para melhorar sua experiência de aprendizagem.

Estude junto a alguém

Junte-se a um grupo de estudo ou um colega confiável e questione uns aos outros sobre o conteúdo. Claro que o estudo para concursos, por exemplo, costuma ser bem solitário. Mas caso tenha alguém com a mesma meta, tente estudar junto!

Reforçar verbalmente a informação o ajudará a retê-la, especialmente se você tiver que memorizar muitos detalhes.

Grave as aulas

Peça permissão ao seu professor para criar gravações de áudio das aulas.

Durante a aula, concentre seu poder cerebral em ouvir atentamente a palestra. Você processará as informações muito melhor dessa maneira do que se tentar anotar cada palavra que o professor disser. Em seguida, mais tarde, você pode ouvir a gravação e fazer anotações sobre as informações mais importantes.

Pode ser uma boa em caso de cursos EAD, gravando as aulas com a permissão para que você reveja quando precisar.

Sente-se na frente

A não ser que seu estudo aconteça a distância, tente encontrar um lugar na primeira fila para ouvir cada palavra da aula.

Ouça música instrumental

Ouça música sem letras enquanto estuda as prefira aquelas que não possuem letras. Ou seja, as instrumentais, como a música clássica, por exemplo.

Leia mais – Músicas para estudar: 10 dicas para selecionar as melhores

Participe das discussões em classe tanto quanto possível

Falar sobre suas ideias e expressar suas perguntas aumentará sua compreensão do material. Essa é uma dica válida para quem cursa uma faculdade ou está no ensino médio, por exemplo

Anote termos para ler depois

Registre-se lendo os termos-chave e suas definições em voz alta. Posteriormente, ouça a gravação enquanto vai à faculdade, faz exercícios ou então se prepara para dormir.

Leia as tarefas em voz alta

Essa técnica o ajudará a focar sua atenção no processo auditivo, em vez de em qualquer outro estímulo visual que possa estar à sua frente.

Se você precisa fazer a leitura de um capítulo extenso, não se sinta preso no silêncio. Em contrapartida, acomode-se em sua sala ou em outro espaço de estudo sozinho e leia em voz alta para si mesmo.

Concursos: Conheça estratégias de aprendizagem visual

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.