Dinheiro INESPERADO liberado pelo governo deixa BRASILEIROS pulando de ALEGRIA

Uma nova projeção, desta vez divulgada pela mídia brasileira, revelou o valor estimado a ser obtida por meio do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) este ano, liberado pelo governo. A quantia ficou abaixo das expectativas, entretanto, ainda concederá um benefício adicional a milhões de indivíduos no próximo mês.

O ganho advindo do Fundo é disponibilizado aos trabalhadores desde 2017, sendo uma iniciativa do governo de Michel Temer, ex-presidente. Naquela época, brasileiros poderiam receber cerca de 50% do total de investimentos realizados com os recursos do FGTS. Contudo, essa porcentagem foi modificada, e em 2022, o Governo Federal optou por repassar 99% do ganho referente a 2021.

Lucro do FGTS liberado pelo governo terá informações publicadas oficialmente ainda neste mês

Não se tem conhecimento ainda da precisão do montante total de rendimentos acumulados no último ano e nem da porcentagem que será repassada aos trabalhadores. Portanto, será necessário aguardar até o dia 25 de julho, que é quando o Conselho Curador do Fundo de Garantia publicará oficialmente os dados a respeito dessa distribuição. Até lá, a mídia e os especialistas em economia baseiam-se em conjecturas.

O ganho por meio do FGTS é concedido porque a Caixa Econômica Federal utiliza o dinheiro depositado nas contas dos trabalhadores para emprestar ao governo. Assim, funciona como um meio de “investimento” nos programas públicos. Com esse rendimento proveniente de todas as transações realizadas nessa relação, a instituição restitui parte dos lucros aos trabalhadores, visto que os recursos lhes pertencem.

Qual é o funcionamento do pagamento dos rendimentos provenientes do FGTS?

A distribuição dos rendimentos do FGTS será efetuada para todos os que, até o mês de dezembro do ano anterior, possuíam um saldo positivo nas suas contas. Quanto maior for o montante disponibilizado naquela época, maior será a parcela do rendimento recebida.

Qual é o montante dos rendimentos do Fundo de Garantia liberado pelo governo?

Essa informação dependerá do pronunciamento oficial do Conselho Curador do FGTS, como citamos, que divulgará os rendimentos do último ano e a proporção que será repassada aos trabalhadores. Inicialmente, supõe-se que a soma total dos rendimentos alcançou R$ 12,8 bilhões.

Como faço para saber se serei contemplado?

A disponibilização dos rendimentos do FGTS está prevista para ocorrer até o dia 31 de agosto. Para verificar se você foi contemplado, é só acessar o aplicativo do FGTS (disponível para Android e iOS) mês que vem e selecionar a opção “Extrato de pagamentos”.

Dinheiro INESPERADO liberado pelo governo deixa BRASILEIROS pulando de ALEGRIA
Lucro do FGTS será repassado em 99% – Imagem: iStock

Posso efetuar o saque dos rendimentos do FGTS liberados pelo?

O valor distribuído como rendimento na conta do FGTS tem a incorporação feita no saldo total. Isso quer dizer que ele aumentará a quantia já presente na conta, porém, não estará disponível para saques individuais. Será necessário aguardar as situações que permitem o recebimento desse benefício.

Situações em que o saque do Fundo de Garantia é liberado

O saque do FGTS é liberado pelo governo em situações específicas, como:

  • Calamidade pública – Em caso de ocorrência de calamidade pública, como enchentes, deslizamentos, terremotos, entre outros
  • Doenças graves – O trabalhador ou seu dependente que estiver acometido por doenças graves, como HIV e câncer, pode solicitar o saque do FGTS;
  • Dispensa Sem Justa Causa – Quando ocorre a rescisão de contrato de trabalho, sem justa causa, por iniciativa do empregador, o acesso é liberado;
  • Saque-Aniversário – O trabalhador pode optar por receber uma parcela do seu FGTS anualmente, no mês de seu aniversário;
  • Pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional.

Para realizar o saque do FGTS, o trabalhador deve acessar o aplicativo do Fundo de Garantia e selecionar a opção “Meus Saques”. É necessário informar o motivo do saque e seguir as instruções do aplicativo. O dinheiro pode ser direcionado para uma conta bancária cadastrada, e o valor é creditado em até 5 dias úteis após o débito da conta do FGTS.

É importante lembrar que é necessário apresentar documentos de identificação do trabalhador ou diretor não empregado, número de inscrição PIS/PASEP/NIS e carteira de trabalho para realizar o saque.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.