Dicas para diminuir a ansiedade antes de uma prova

Nem sempre é fácil diminuir a ansiedade antes de uma prova, devido a uma série de fatores. O medo de reprovar, de ser mal visto, ou qualquer outra angústia, pode nublar os pensamentos e impedir que a pessoa se sinta relaxada antes de iniciar a execução da prova.

Contudo, algumas pequenas atitudes podem ser interessantes nesse momento. A seguir destacamos algumas delas.

Dicas para diminuir a ansiedade antes de uma prova

Existem algumas ações que, embora pareçam simples e fáceis em alguns casos, são muito interessantes na hora de diminuir a ansiedade antes de uma prova. Afinal, não precisamos investir em mudanças mirabolantes para termos bons resultados, não é mesmo? Às vezes, atitudes pequenas, porém relevantes, podem oferecer resultados acima do que esperamos.

Por isso, não negligencie o seu sonho, sua alimentação ou descanso. Cuide da sua rotina de estudos, pratique atividades relaxantes e assim por diante. Abaixo descrevemos melhor cada uma dessas opções:

1. Durma cedo no dia anterior

Dormir cedo pode ser uma excelente forma de relaxar o corpo e permitir que o cérebro trabalhe na sua “limpeza”, organizando as nossas memórias. Inclusive, estudar e depois dormir é uma forma de impulsionar a nossa aprendizagem, sabia? 🙂

Além disso, uma boa noite de sono ajuda a reduzir o estresse, o humor irritado, etc., e isso é interessante no dia de prova.

2. Cuide da sua alimentação

Não exagere no consumo de alimentos pesados e que possam causar mal-estar físico. Foque em alimentos saudáveis e leves, tanto no dia anterior, quanto no dia da prova. E cuidado para não comer de menos a ponto de sentir fome durante a prova, hein?

3. Pratique atividades relaxantes

Atividades relaxantes também podem ajudar a diminuir a ansiedade antes de uma prova. Por isso, coloque em prática aquelas atividades que são agradáveis para você, como por exemplo, meditação, passear ao ar livre, etc.

4. Mantenha uma rotina de estudos diários

Se você estudar com uma relativa frequência, a ponto de sempre recapitular o que foi lido e aprendido, consequentemente poderá se sentir mais seguro frente às provas que deverão ser feitas. Considere, portanto, construir uma rotina de estudos.

5. Concentre-se na sua respiração

Para diminuir a ansiedade antes de uma prova, considere respirar profunda e calmamente, para levar mais oxigênio para o corpo, diminuir a sensação de ansiedade e reduzir os batimentos cardíacos.

6. Pesquise as suas dúvidas e anote-as

Se durante os estudos você se deparar com muitas dúvidas, considere anotá-las para consultá-las o quanto antes. Se não encontrar uma resposta plausível na internet, converse com o seu professor antes do dia da prova.

7. Entenda que uma prova é uma das etapas

Não encare a prova como o maior acontecimento da vida de uma pessoa. Embora ela realmente possa ser muito importante em muitos casos, isso não significa que ela será o fim da vida de alguém.

Sendo assim, encare como uma etapa de aprendizagem e crescimento e, se porventura algo não der certo, você poderá ter outras chances. Não se maltrate tanto por conta de uma prova.

Cuide-se e boa prova!

Veja mais: Como manter o foco na faculdade?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.