Dificuldade para receber críticas: Como lidar com isso?

Em alguns casos, é bastante comum sentir uma certa dificuldade para receber críticas. Porém, quando isso se torna recorrente e em todas as esferas da vida, podemos cair no erro de não aceitar que devemos mudar algumas posturas, a fim de melhorarmos como colaborador e como pessoa.

Nesses casos, aprender a lidar com essa dificuldade é uma forma de aumentar a possibilidade de crescermos e desenvolvermos novas habilidades, conhecimentos, etc.

Por isso, convidamos você para acompanhar este texto e refletir sobre essa temática com a gente.

Como lidar com a dificuldade para receber críticas?

Obviamente, não estamos aqui para apresentar uma fórmula mágica que fará com que você lide bem com as críticas de uma hora para outra. Afinal, isso não existe.

No entanto, existem alguns direcionamentos que podem ajudar na hora de você refletir consigo mesmo, visando formas de lidar melhor com a sensação que surge ao ser criticado. Veja abaixo:

1. Entenda que a crítica não é uma punição

Muitas vezes, podemos sentir uma certa dificuldade para receber críticas porque acreditamos, mesmo que de modo não consciente e perceptível, que a crítica é algo feito para nos punir, embora não seja.

Na realidade, é o contrário. Se uma pessoa está nos criticando construtivamente, é porque ela enxerga potencial no nosso crescimento, e não que ela quer que nos sintamos diminuídos.

Mudar essa perspectiva pode fazer a diferença.

2. Considere que sempre podemos melhorar e crescer

O ser humano nunca está pronto. Ele sempre tem a oportunidade de mudar, crescer e se transformar, seja positivamente, ou negativamente. Sendo assim, quando você sentir que está passando por um momento de dificuldade para receber críticas, lembre-se de que talvez esta seja a deixa ideal para você melhorar e crescer.

Encarar por uma perspectiva mais positiva pode contribuir na hora de traçar um plano de mudanças.

3. Lembre-se de que não existe perfeição

Neste mundo, não existe perfeição. Sempre estaremos diante de algo ou alguma coisa que, por melhor que seja, terá as suas falhas e limitações.

Portanto, por que se cobrar tanto querendo ser perfeito e livre de qualquer tipo de defeito? Pois é!

Encarar a realidade de que não existe perfeição pode contribuir para uma mudança de visão ao receber uma crítica.

4. Considere a preocupação da pessoa que critica

Lembra que comentamos, anteriormente, que a outra pessoa não necessariamente está querendo nos punir com a crítica? Pois então!

Vamos supor que o seu chefe apresentou um feedback negativo para você. Ao invés de ver isso como algo ruim, veja como uma preocupação e um cuidado por parte do seu chefe. Afinal, ele se dispôs a conversar sobre o assunto, para que medidas de melhoria possam ser tomadas.

5. Saiba absorver aprendizagens das críticas

Por fim, tente absorver a aprendizagem por trás da crítica. Sabemos que isso nem sempre é fácil, especialmente quando sentimos o nosso ego ferido.

Porém, tentar ter um olhar mais racional e absorver quais mudanças positivas podem ser implementadas são algumas das ações que contribuem na hora de lidar com a dificuldade para receber críticas.

Pense nisso e permita-se errar e aprender mais com seus erros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.