Dicas Práticas Para Economizar nos Custos Variáveis

Como economizar nas despesas variáveis?

Para equilibrar o orçamento é fundamental que analise seus gastos fixos e seus custos variáveis. Assim sendo, é conveniente verificar a possibilidade de cortar gastos variáveis, ou ao menos, economizar em alguns pontos.

Corte excessos de gastos

Organize seus gastos fixos e variáveis em uma planilha e visualize seu cenário atual. Dessa maneira, encontrará as despesas que podem ser cortadas sem prejuízo para a sua rotina.

Deixe o carro em casa

O carro certamente é uma despesa variável, pois inclui combustível, estacionamento e pedágio. Por isso, muitas pessoas deixam o carro na garagem. Assim, se deslocam de outras maneiras como pedalando ou fazendo uma caminhada.

Já que dessa forma é possível poupar dinheiro e se exercitar ao mesmo tempo, caso você possa fazer essa troca, essa é uma maneira inteligente de economizar.

Cuidado com os deliverys

Os excessos de pedidos nos aplicativos de comidas são custos variáveis que fazem muita diferença nas finanças pessoais.

Por isso, dê um tempo no iFood  e no Rappi. Bem como, procure baixar aplicativo de receitas para ter uma alimentação mais saudável.

Dessa forma, você muda seus hábitos além dos financeiros. Claro que de vez em quando não faz mal, porém, aplicativos deliverys podem ser viciantes.

DIY (Do It Yourself) 

O faça você mesmo, ou DIY (Do It Yourself),  é um amigo das suas finanças e uma maneira de exercitar a sua criatividade.

A internet oferece vários meios de você fazer várias coisas sozinho, como cozinhar, cuidar das unhas, dos cabelos e até mesmo presentear alguém.

No entanto, caso você seja uma pessoa que não possua muitas habilidades manuais, procure adquirir produtos ou serviços de artesãos e empreendedores. Dessa forma, você ajuda na economia e economiza o seu próprio dinheiro, aliás, você ainda pode ter um produto ou presente personalizado.

Mantenha o foco em seus hábitos financeiros

Todas essas trocas podem ser muito viáveis para um planejamento financeiro. No entanto, você precisa analisar mesmo é o seu hábito.

O seu hábito de consumo, o quanto você compra desnecessariamente. Quais produtos você tem na sua casa que não está utilizando? De repente, pode ser a hora de colocá-los à venda.

 Além disso, o seu hábito inclui viabilizar um valor para sua poupança, ainda que você tenha esse valor como irrisório, em um primeiro momento.

Alimente esse hábito, com o passar do tempo você passará a gastar menos com seus custos variáveis e terá melhores hábitos financeiros de forma natural. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.