2° Guerra Mundial: Entenda a Blitzkrieg 

Durante a Segunda Guerra Mundial, os alemães utilizaram a tática de guerra conhecida como Blitzkrieg, a qual também recebe o nome de “guerra-relâmpago”. 

Considerada como inovadora nos primeiros anos do conflito, a Blitzkrieg contribuiu muito para diversas vitórias alemãs. 

A saber, as forças alemãs eram formadas da seguinte maneira:

  • Wehrmacht: Infantaria 
  • Kriegsmarine: Marinha de Guerra 
  • Luftwaffe: Aviação de guerra 
  • Panzer: Divisões formadas pelos veículos blindados (tanques) 

A blitzkrieg coordenava ataques da infantaria, aviação e blindados por meio de uma velocidade avassaladora e de modo a abrir as linhas de defesa inimigas, cercando as tropas inimigas, causando sua rendição. 

Na blitzkrieg, as forças alemãs usavam a Luftwaffe para realizar ataques atrás das linhas de defesa adversárias visando acabar com as linhas de comunicação, a fim de dificultar a transmissão das ordens. 

Ademais, a utilização da aviação de guerra foi um trunfo importante para a defesa de ataques aéreos, assim como promover a destruição dos campos com poucos inimigos. 

Além disso, a utilização da infantaria e dos blindados ocorria na chamada Schwerpunkt, conhecida como estratégia do ponto focal. 

A partir dela, as forças alemãs escolhiam um ponto chave no exército adversário, onde promoviam ataques constantes e alternados entre infantaria, apoiada com artilharia e ataques blindados. 

Uma brecha nas defesas do inimigo, se tornou o principal objetivo alemão que depois se deslocavam de maneira rápida para infiltrar e separar forças inimigas, cercando-as nesse momento. 

A Blitzkrieg poderá aparecer em questões do Enem e demais vestibulares. Por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre!

Utilização da Blitzkrieg

A Blitzkrieg foi fundamental nos primeiros anos da Segunda Guerra, quando nas campanhas nazistas sobre a Polônia em 1939 e na conquista da França em 1940. 

Nesses primeiros anos de guerra, a utilização da Blitzkrieg foi primordial para que os alemães saíssem vitoriosos em muitos locais na Europa. 

Utilizada pela primeira vez na Polônia, em 1939, quando os nazistas, munidos com forte arsenal bélico, cruzaram a fronteira e começaram o ataque. 

Os poloneses não resistiram ao ataque nazista e em pouco menos de um mês os alemães conquistaram todo o território polonês. 

A blitzkrieg levou a conquista e ocupação da Noruega após mais de 2 meses de batalha entre maio e junho de 1940. Ademais, a Dinamarca, Holanda e Bélgica também acabaram sendo ocupadas pelo exército alemão. 

Dessa maneira, os nazistas não demoraram para conquistar a França por conta da Blitzkrieg e da falta de preparo do exército francês. 

A saber, os alemães também utilizaram-se da tática no começo da invasão da União Soviética. No entanto, por conta da forte resistência e do enfraquecimento do exército alemão, seja em vidas ou poder bélico, os soviéticos conseguiram virar o jogo. 

E então, gostou de saber mais sobre a Blitzkrieg?

Não deixe de ler também – Segunda Guerra Mundial: 10 fatos que podem ser cobrados no ENEM.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.