Dicas para quem quer pedir um aumento

Neste conteúdo, reunimos algumas dicas para quem quer pedir um aumento de uma forma mais simples. Afinal, sabemos que esse tipo de conversa pode ser um pouco difícil para algumas pessoas. Porém, com organização e preparo é possível transformar esse momento em uma conversa profissional e qualificada.

E o que fazer para atingir esse resultado satisfatório? Como solicitar o aumento? Quais passos podem ser pertinentes? Neste texto, você verá algumas dicas que podem servir como base para você encontrar as respostas para essas perguntas. Confira!

Dicas para quem quer pedir um aumento

As nossas dicas para quem quer pedir um aumento não são um passo a passo engessado que você deve seguir e pronto. Na realidade, apontamos algumas reflexões que podem lhe ajudar a se preparar para esse momento importante. Inspire-se com nossas ideias e solicite o seu aumento:

1. Analise as metas que foram atingidas e separe os dados que comprovem

Antes de qualquer coisa, é relevante ter conhecimento sobre os resultados que vêm sendo obtidos. Isso porque, na hora de solicitar um aumento, nós precisamos apresentar motivos que sustentem a nossa solicitação, correto? E quais são os motivos que o você tem para apresentar? Como está o alcance das metas? Refletir sobre isso pode lhe ajudar a separar dados que comprovem os seus resultados.

2. Analise como está o escopo do seu trabalho

Você também pode gostar:

Como pedir um aumento para o chefe?

O escopo do seu trabalho mudou? Você começou a absorver novas demandas que não foram acordadas no momento do contrato? Verifique isso com atenção. Esse tipo de informação também pode ser usada na hora de pedir um aumento. Afinal, se você está desenvolvendo mais trabalhos do que antes, significa que a sua rotina mudou, correto? 😉

3. Reúna certificados que comprovem o seu aperfeiçoamento

Se você estudou e aprimorou habilidades que têm relação direta com o seu trabalho, então que tal considerar a possibilidade de comunicar isso ao chefe, apresentando certificados?

4. Construa um breve roteiro para a sua solicitação

Construa um roteiro que seja adequado para a sua solicitação. Isto é, reúna as informações que você coletou acima, e construa uma espécie de texto. Vale ressaltar que você não precisa decorar esse texto, ele apenas serve de base para você visualizar o que deverá ser apresentado ao chefe, mas no momento da conversa você pode usar apenas alguns bullets para relembrar todos os pontos que quer apresentar.

5. Agende um momento propício com o seu chefe

Agende um horário para conversar com o seu chefe. Essa é uma das dicas para quem quer pedir um aumento mais importantes! Isso porque, infelizmente, algumas pessoas cometem o equívoco de tocar no assunto em momentos inoportunos, quando o chefe sequer está atento ao que está sendo dito.

6. Converse de forma profissional e evite apontar questões puramente pessoais

Por fim, considere ter uma conversa profissional com o seu chefe. Isto é, procure evitar de falar que quer um aumento pois precisa comprar uma casa nova… Embora esse seja um motivo genuíno, pensando na empresa, isso não faz sentido para o seu chefe. Assim sendo, o ideal é que você busque conversar sempre considerando fatores profissionais (como os que citamos no decorrer deste texto).

Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.