Dicas para lidar com a pressão das provas

Neste texto você verá 5 dicas para lidar com a pressão das provas e assim conseguir estudar de uma maneira mais leve e saudável.

Afinal, só quem já viveu a pressão da época de provas é que sabe o quanto isso pode atrapalhar os estudos e a aquisição de conhecimento.

Por isso, fizemos este guia com o intuito de ajudar você de alguma maneira. Esperamos que as dicas sejam úteis!

Vamos lá?

5 dicas para lidar com a pressão das provas

As nossas dicas para lidar com a pressão das provas podem ser colocadas em prática a partir de hoje.

No entanto, se mesmo cumprindo essas sugestões você ainda estiver sentindo muita ansiedade, é chegado o momento de olhar para a sua saúde mental com mais carinho.

Nessas situações, a psicoterapia e o acompanhamento profissional podem ser interessantes.

Esclarecido esse ponto, vamos às dicas para lidar com a pressão das provas:

1. Construa um cronograma que respeite os seus limites

Você precisa estar ciente de tudo o que deverá estudar nos próximos dias, semanas e meses.

Além disso, deverá praticar o autoconhecimento a fim de encontrar os seus próprios limites: você consegue focar durante 1 hora seguida? Consegue estudar durante 3 horas por dia? Pense sobre isso.

Ter esse conhecimento geral sobre a demanda e também estar a par dos seus próprios limites lhe permite criar um cronograma de estudos que seja saudável e interessante.

2. Quebre a ideia de querer ser perfeito

Cuidado com as expectativas que você tem colocado sobre si mesmo! Essa é uma das dicas para lidar com a pressão das provas que você deve levar para a vida!

Afinal, muitas vezes a pressão de ter que estudar está mais atrelada ao desejo de querer ser perfeito do que ao conteúdo estudado em si.

Portanto, aceite que nem sempre tiraremos a melhor nota, e que está tudo bem! Faz parte da aprendizagem e do crescimento.

3. Lute contra a procrastinação

Se você é um procrastinador nato, deverá lutar contra isso. Até porque não existem dicas para lidar com a pressão das provas que sejam capazes de suprir o atraso nos estudos – no sentido de tempo mesmo.

Se você deixar as coisas acumularem, a pressão será ainda maior. Por isso, se hoje é dia de estudar, apenas levante e vá! Não fique criando justificativas do tipo “estou cansado”, “estou irritado”. Apenas faça. Ponto.

4. Use métodos de estudo que funcionem para você

Conheça os melhores métodos de estudo para você.

Pense um pouco: Você aprende melhor lendo? Escrevendo? Desenhando? Assistindo? Faça essa auto reflexão.

Ao chegar às suas respostas, aposte nos métodos mais eficientes.

5. Faça simulados para ver como estão os seus conhecimentos

Por fim, faça simulados e analise como estão os seus conhecimentos. Isso pode ajudar a tirar aquela pressão de que você precisa estudar muito mais do que realmente é necessário.

Isso porque, às vezes, pensamos que não sabemos nada sobre um conteúdo, mas, ao fazer um simulado, essa perspectiva pode mudar.

E se não mudar, você já saberá exatamente quais tópicos deverá estudar com uma dose de reforço. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.