Dicas para finanças em casal
O sonho de muitos casais é chegar ao casamento e enfim morarem juntos. Mas com a alegria do casamento vem junto alguns outros problemas, um deles, como organizar a vida financeira em casal?
Como organizar a vida financeira na crise
Muitos são os desafios, e há inclusive pesquisa que aponta que 5 a cada 10 casamentos acabam e tem como uma das motivações conflitos financeiros. De assustar não é mesmo? Por isso nós preparamos algumas dicas para você lidar com essa nova fase da sua vida.
Não deixe que a sua vida financeira seja um problema para continuar a construção de dia a dois.
1. Tenha uma reserva financeira
Mesmo que você decida não fazer uma festa de casamento, é preciso ter reservas financeiras. O preço de uma mudança costuma ser alto, isso sem falar nos novos móveis e eletrodomésticos.
Importante que você tenha pelo menos parte do valor do que vai precisar para se mudar. Se planeje e evite fazer dívidas muito altas.
2. Organize o que cada um será responsável
Já ouviu aquele ditado o combinado não sai caro? Pois é.
Lembre-se de deixar definido se as contas serão divididas ao meio ou se algum de vocês pagará algo a mais.
Há casais que misturam os dois rendimentos, pagam as contas e dividem os valores. Outros preferem cada um pagar sua parte e mantem o restante do dinheiro separado.
Não há maneiras erradas ou certas, mas sim o que cada casal conversa e decide entre si.
3. Caso queiram ter filhos, o planejamento financeiro é essencial
Os filhos são desejados por muitos casais, mas com eles os gastos também aumentam. Desde enxoval inicial, móveis, fraudas, visitas ao hospital e até medicamentos.
Por isso, é preciso se planejar para que isso não seja motivos de brigas num momento tão especial como o nascimento de um filho.
4. Busque sair da rotina e planejar viagens
Para evitar apenas preocupações e rotinas cansativas, o ideal é que se programem para viajar quando possível.
Para isso, também será necessário guardar um valor, tente cotar quanto sairia em média a viagem e faça um planejamento para os gastos.
5. Entenda o perfil do seu parceiro e busquem soluções juntos
Entender seu o seu parceiro é uma pessoa mais econômica ou se gasta demais é essencial para sentarem e conversarem. O ideal é que pensem em soluções juntos e entendam qual a melhor maneira de ninguém ficar no vermelho ou brigar por isso.