Dicas para entrevista de emprego online

Neste texto, apresentamos 5 dicas para entrevista de emprego online que poderão ajudar você na hora de se preparar para esse momento tão importante. Afinal, sabemos que a entrevista pode causar certa ansiedade nos candidatos, especialmente quando a vaga é muito desejada e, ao mesmo tempo, muito concorrida.

Por isso, trouxemos considerações que podem servir de insight para algumas pessoas. Acompanhe.

5 dicas para entrevista de emprego online

As nossas dicas para entrevista de emprego online vão além do que já vemos com frequência, como por exemplo:

  • Testar os dispositivos antes da entrevista.
  • Cuidar do cenário para mantê-lo adequado.
  • Verificar as informações da empresa e estudá-la para saber justificar o seu desejo de trabalhar nela.
  • Vestir-se adequadamente para a entrevista.
  • E assim por diante.

Porém, além desses pontos, trouxemos algumas ideias que podem contribuir um pouquinho mais. Esperamos oferecer bons insights. Acompanhe:

1. Cuidado com a passagem de vento próximo ao microfone

Um cuidado que nem sempre as pessoas levam em consideração é o de evitar que haja uma passagem de vento/ar muito perto do microfone. É o caso de pessoas que direcionam um ventilador para si, por exemplo, e isso pode resultar em um ruído bastante desagradável para quem ouve você.

Por isso, se o ambiente estiver muito quente, opte por colocar o ventilador no chão, a fim de fazê-lo ventilar nas suas pernas e pés, e não na altura do seu rosto a ponto de atrapalhar o som.

2. Fique atento à entrada de luz

A entrada de luz também pode impactar nesse momento e não poderia ficar de fora da nossa lista de dicas para entrevista de emprego online.

Você deve cuidar para não “apagar” o seu rosto ficando de costas para a luz e de frente para o computador. O ideal é que a luz venha da frente do seu rosto, para manter os seus traços iluminados e criar uma sensação melhor.

Afinal, se a luz vier de trás, pode ser que o entrevistador só enxergue a sua silhueta. Assim como se a luz vier de cima, ele poderá achar que você está super cansado e com olheiras… Fique atento.

3. Considere o delay

Desde o início da entrevista, considere observar o delay que pode haver durante a conversa. Verifique quantos segundos esse delay tem e tente usar isso ao seu favor.

Portanto, sempre aguarde esses segundos antes de começar a falar, para ter certeza de que não irá interromper o entrevistador.

4. Desligue o microfone quando estiver ouvindo

Se o entrevistador estiver falando algo mais longo, considere desligar o seu microfone para ouvir com mais atenção o que ele tem a dizer. Acima de tudo, isso pode ser visto como uma postura profissional e de respeito, já que você evita que ruídos do seu ambiente atrapalhem a fala do recrutador.

5. Fique atento à qualidade da internet

Por fim, opte por uma internet que seja de qualidade e evite usar internet 4g, por exemplo. Afinal, se houver alguma instabilidade no tempo, pode ser que a chamada fique com falhas, impedindo que a entrevista flua da melhor forma.

Se a internet da sua casa não estiver adequada, considere ir fazer a entrevista em um coworking, se possível.

Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.