Dicas para começar a investir de forma planejada

Para investir é necessário planejar, por isso, é importante que estude o mercado de investimentos e defina metas. Veja dicas!

Para investir é necessário planejar, por isso, é importante que estude o mercado de investimentos e defina metas. Confira dicas importantes para quem deseja começar a investir!

Dicas para começar a investir

Um dos principais pontos para quem deseja investir é estabelecer metas, dessa forma poderá direcionar seus objetivos e definir as melhores opções.

Objetivos

A sua meta pode ser simples em curto prazo e mais complexa em longo prazo. É possível adquirir um objeto e planejar uma aposentadoria. O mais importante é que tenha clareza sobre suas metas e considere o período necessário para alcançá-las.

Prazos

De forma sucinta, os investimentos de curto prazo são aqueles com uma duração de até doze meses. Para esses objetivos mais rápidos, os especialistas recomendam opções de renda fixa, visto que possuem liquidez diária e são mais viáveis para uma reserva de emergência.

O médio prazo se refere a um prazo maior, por volta de cinco anos. Para atingir esses objetivos, os especialistas recomendam produtos de risco moderado. Investimentos de longo prazo são as aplicações com prazo superior a cinco anos. Os investidores mais experientes assumem mais riscos em longo prazo. 

Contudo, é necessário considerar a volatilidade do mercado, já que os investimentos em renda variável, por exemplo, possuem maior potencial de ganhos e também mais risco de perdas.

Faça ajustes no seu orçamento

Após definir suas metas, ajuste o seu orçamento mensal. É importante que refaça seu processo para alcançar seus objetivos e lidar com fatores não controláveis dentro do mercado e na sua vida pessoal.

Descubra o seu perfil de investidor

O investimento deve ser adequado ao seu perfil, bem como ao seu objetivo. O site oficial do Tesouro Direto permite que analise o seu perfil, bem como outras plataformas do segmento.

Em suma, os investidores são conservadores, moderados e arrojados (ou agressivos). Essa classificação está relacionada ao risco que cada perfil pode correr, considerando a tolerância à oscilação do mercado. Contudo, o perfil do investidor não é estático, sendo assim, é possível conhecer o mercado de investimentos e avançar nas suas possibilidades.

Abra uma conta e comece a investir

Além disso, abra uma conta numa corretora de valores autorizada pela B3. Ou ainda, invista através dos bancos digitais, já que a maior parte deles facilita a entrada do cliente neste mercado. Vale ressaltar que a bolsa de valores não é a única opção que uma correta fornece ao cliente. Por isso, pode ser viável analisar o seu perfil e conhecer as opções.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.