Dicas de filmes sobre a Guerra do Vietnã

A Guerra do Vietnã (1955 – 1975) foi um conflito entre os Estados Unidos e o Vietnã do Norte. 

Em síntese, os vietnamitas tinham o apoio da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) e por isso fez parte do contexto da Guerra Fria. 

Todavia, os Estados Unidos e a URSS nunca entraram em um conflito bélico de maneira direta, sendo assim essa disputa por territórios de maneira indireta poderia trazer novos aliados. 

Dicas de filmes sobre a Guerra do Vietnã

Apocalypse Now (1979)

O longa mostra como o capitão Willard recebe ordens para achar e assassinar o comandante Kurtz das Forças Especiais durante o conflito.

Entretanto, o comandante Kurtz acaba enlouquecendo e passa a viver nas selvas do Camboja, onde se torna líder de um exército de fanáticos. 

Desse modo, a viagem de Willard acaba se tornando cada vez mais perigosa no Vietnã. 

Platoon (1986)

O filme conta a história de Chris Taylor, um universitário que largou o curso para combater na Guerra do Vietnã. O estudante acaba tomado por idealismo e por isso acredita que deve defender a qualquer custo os EUA no conflito. 

Todavia, ao encarar a realidade dos campos de batalha, acaba perdendo sua inocência, além de experimentar de perto a violência brutal de uma carnificina sem precedentes.

Hair (1979)

O filme conta a história de Claude, um jovem que acabou sendo recrutado para combater na Guerra do Vietnã. Entretanto, ele é acolhido por um grupo de pessoas que faz parte do movimento hippie de Nova York.  

O grupo possui conceitos baseados na contracultura e busca convencer a população sobre os absurdos da guerra. Nesse contexto, Claude acaba se apaixonando por um jovem aristocrática. 

Bom dia, Vietnã (1988)

O filme mostra a vida do de Adrian Cronauer, um radialista irreverente e engraçado que tem como grande objetivo levar um pouco de humor e alegria para os combatentes na Guerra do Vietnã. 

Contudo, Cronauer acaba deixando o seu superior o Sargento Major Dickerson por conta do seu jeito “desaforado” no conflito. 

Além disso, o sargento busca censurar o programa de rádio que sempre começa com um enérgico “Bom dia, Vietnã”, contando com uma playlist com músicas censuradas e piadas que desagradavam seus superiores. 

E então, gostou das dicas? Compartilhe com quem precisa saber!

Não deixe de ler também – Tópicos importantes sobre as Guerras Medievais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.