Trabalho remoto aumenta as contratações de pessoas com deficiência

Aumentar o mercado de trabalho para pessoas com deficiência (PCD) ainda é um desafio, mas é  algo altamente necessário.

Diversas empresas acabam esbarrando nas dificuldades para inserir esse público na rotina da organização por conta do preparo para receber funcionários em condições adequadas e até adversidades no deslocamento do colaborador até a estação de trabalho. 

No entanto, com a expansão do Home Office o cenário vem mudando. Segundo uma pesquisa realizada pela Catho, 44% dos profissionais com deficiência afirmaram que já deixaram de comparecer a uma entrevista de emprego por conta da dificuldade de deslocamento. 

Dentre os principais obstáculos para as PCDs citadas no levantamento, estavam: . 

  • Calçadas  inapropriadas (63%); 
  • Falta de infraestrutura acessível, como rampas e faróis inteligentes (26%); 
  • E transporte ineficiente ou não adaptado (22%). 

Esse é um problema que afeta milhões de profissionais com deficiência no país, mas que pode ser mudado com a adesão das empresas pelo modelo de trabalho de home office ou híbrido. 

Muito se fala dos benefícios do home office na qualidade de vida da população, como menos trânsito, mais  tempo para ficar com a família, estudar, praticar atividade física, etc. 

Todavia, esse novo modelo tende a impactá- los de maneira positiva na vida profissional e pessoal. 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cerca de 24% (cerca de 45 milhões de pessoas) da população brasileira apresenta alguma deficiência. 

Para se ter uma ideia, apenas 403.255 estão empregados, ou seja, cerca de 1% das pessoas com deficiência no país. 

“Acreditamos que a falta de acessibilidade é um dos aspectos que dificultam a participação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Com o aumento da oferta de empregos na modalidade home office e/ou híbrida, a barreira do deslocamento é minimizada, possibilitando maior acesso a essa população a oportunidades de emprego”, explica Patricia Suzuki, CHRO da Catho.

A Catho também revelou dados de um levantamento realizado em julho e demonstra que com de 51% a área administrativa é a que possui o maior número de oportunidades para pessoa com deficiência, seguida por: 

  • Suprimentos (9%), 
  • Comercial e vendas (8%), 
  • Telemarketing (7%), 
  • Informática (6%) e financeira (5%). 

Minha vaga por direito

Mesmo com o processo de retomada econômica, vários setores seguem contratando PCDs para estimular a inclusão desse público nos processos seletivos, a Catho criou o programa Minha Vaga Por Direito

No programa os candidatos podem criar o cadastro de um perfil de usuário acompanhado do envio de um laudo ou certificado de reabilitação do INSS, que após a validação, libera acesso gratuito à assinatura para anúncio de currículo. 

“Além da conscientização, queremos facilitar o caminho para que  esses profissionais se candidatem às vagas de emprego, consigam demonstrar suas competências nas etapas do processo seletivo e alcançar a contratação e a tão esperada inclusão”, finaliza Suzuki.

E então, gostou da matéria? Compartilhe com quem precisa saber disso!

Não deixe de ler também – Auxílio emergencial 2021: veja se você ainda pode receber

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.