Dicas de filmes para quem ama sociologia 

A Sociologia é uma disciplina muito presente em questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), vestibulares e concursos públicos. 

Além disso, ela pode ser cobrada em redações, justamente pela frente ampla abordada pela matéria. 

Por conta disso, selecionamos vários filmes que possuem relação com a Sociologia e que podem ajudá-los na preparação para os futuros exames. Acompanhe o artigo e fique por dentro! 

Moonlight: Sob a Luz do Luar

O longa conta a história de um menino negro que reside em uma região pobre de Miami nos EUA. 

O garoto sofre bullying em sua infância, assim como passa por diversos conflitos em sua adolescência. Além disso, ele precisa aprender a conviver com a realidade das drogas e do crime. 

O filme aborda assuntos importantes como a desigualdade social, homofobia, assim como o cotidiano das pessoas que vivem na periferia das grandes cidades. 

Ensaio Sobre a Cegueira

O filme retrata uma epidemia, onde as pessoas acabam ficando cegas. Sendo assim, quem contrai a doença acaba isolado e conta com uma ajuda básica do governo. 

Todavia, ao longo do tempo, os serviços vão se tornando escassos, sendo insuficientes para cuidar da população. Uma onda de violência acaba estourando com conceitos primitivos. 

Tropa de Elite

A obra retrata a realidade da polícia militar do Rio de Janeiro e do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais). 

O capitão do BOPE treina candidatos a assumir o seu cargo, no entanto, o sistema de segurança corrompido evidencia vários problemas na corporação. 

O filme demonstra basicamente como funciona a segurança no Rio de Janeiro, e como ela impacta diretamente a população. 

V de Vingança

A obra conta a história de Evey Hammond que vive sob um regime totalitário na Inglaterra e acaba sendo salva por um indivíduo mascarado conhecido como “V”. 

O mascarado começa a se tornar popular e convoca o povo que não concorda com o regime opressor, para começar uma revolução em busca de justiça, liberdade e igualdade. 

E então, gostou das dicas de filmes que abordam a Sociologia? Compartilhe com quem precisa saber disso!

Não deixe de ler também – 5 filmes para estudar Biologia: confira!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.