Dicas de documentários sobre a preservação do meio ambiente 

Muitos documentários abordam temas relevantes para a preservação do meio ambiente.

Assuntos que englobam práticas sustentáveis e modelos inovadores sobre como conviver em sociedade são muito cobrados em vestibulares e no Enem. 

Desse modo, selecionamos alguns documentários sobre a preservação do meio ambiente que podem ajudar nos estudos de possíveis questões ou temas de redação. Acompanhe!

Em busca dos corais

O documentário mostra como os recifes de corais estão morrendo de maneira aniquiladora. Eles são fundamentais para a diversidade do meio ambiente, todavia, estão constantemente ameaçados pelas mudanças climáticas

Ademais, a obra conta com depoimentos de cientistas que estimam que 35% da Grande Barreira Australiana perderam seus corais. 

O filme também mostra imagens fantásticas, demonstrando como o meio ambiente possui uma beleza natural realmente incrível. 

Bikes vs Cars

O documentário discute o tema mobilidade urbana, levando em consideração a crise que a humanidade enfrenta nos últimos anos. 

Afinal, os desafios são gigantescos quando o assunto são as mudanças climáticas, recursos naturais findáveis, cidades e a preservação do meio ambiente.

Todavia, a indústria de carros apresenta crescimento em um ritmo acelerado, e por isso ciclistas e ambientalistas buscam mudanças na mobilidade das metrópoles. 

Extermínio do Marfim

Os elefantes são animais severamente ameaçados de extinção. Para se ter uma ideia, especialistas e estudos, demonstram que a cada 15 minutos um elefante morre por conta do uso do marfim. 

No documentário fica explícito como a caça aos elefantes ocorre por meio de uma organização criminosa, violenta e corrupta por conta dos bilhões no mercado ilegal. 

A equipe realiza imagens disfarçadas ao lado de organizações de inteligência, ativistas, guardas, entre outros, para se infiltrar em uma rede de tráfico de marfim.  

Vale destacar que a caça ilegal tem impactado severamente o meio ambiente. Diversas espécies foram extintas e desapareceram, prejudicando o equilíbrio da fauna e flora do planeta. 

Secret Amazon

A obra mostra vários conflitos que acontecem na Floresta Amazônica, através das lentes de um repórter que descobre diversas atividades ilegais como o tráfico de madeira, drogas e exploração ilegal de ouro. 

O documentário também revela o desleixo do poder público. Afinal, a Amazônia sofre ano após ano com o desmatamento desenfreado, dentre outras práticas ilegais. 

E então, gostou das dicas? Não deixe de ler também – Biologia: Tópicos importantes sobre o herbívoros

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.