Dicas de filmes para estudar atualidades para o vestibular

Os filmes são obras excelentes para garantir o entretenimento, no entanto, muitas dessas obras vão além da diversão. Há diversos curtas e longas que servem também como meio de informação, pois abordam questões sociais sérias. Por isso, podem ser vistos também com o objetivo de aumentar o repertório sociocultural e de obter conhecimento sobre determinados assuntos.

Pensando nisso, apresentamos abaixo uma seleção com cinco filmes que ajudam a debater sobre assuntos da atualidade que podem aparecer no vestibular. Confira!

1. Que horas ela volta?

Obra de 2015, esse filme tem como personagem principal a empregada doméstica Val, interpretada por Regina Casé. A obra aborda uma série de questões sociais em volta da figura da empregada doméstica no Brasil com a chegada da filha de Val, que sai de Pernambuco para se hospedar com a mãe. No entanto, ao chegar em São Paulo, a filha de Val descobre que ela mora em um quartinho minúsculo na casa dos patrões e isso gera uma série de conflitos.

2. Ser Tão Velho Cerrado

Nossa segunda dica é um filme documental que aborda a questão do Cerrado brasileiro. Nesse sentido, o documentário expõe os desafios para a preservação desse ecossistema que corre risco devido ao desmatamento trazendo a opinião de diversos especialistas. Além disso, a obra mostra como um grupo de moradores da Chapada dos Veadeiros se juntam para a elaboração de um plano de manejo que dê conta dos interesses de todos e que ainda garanta a preservação do meio ambiente.

3. Vestidas de Noiva: um documentário sobre o casamento homoafetivo no Brasil

Esse documentário é ótimo para saber mais sobre a questão da homofobia no Brasil. Ao mesmo tempo que acompanha os preparativos de um casamento entre um casal de mulheres, o filme traça o histórico do casamento homoafetivo no país, celebra as conquistas LGBT e aponta os direitos que ainda são negados às famílias homoafetivas.

4. Contágio 

Essa obra ficcional de 2011 é muito interessante para saber mais sobre epidemias. Dirigido por Steven Soderbergh, o filme “Contágio” narra a rápida disseminação de um vírus mortal e tem roteiro inspirado por eventos como o surto de SARS de 2002-2004 e a pandemia de gripe A de 2009. Na obra, o vírus mortal surge de um morcego, na China, e se espalha para diversos países.

5. 130 KM – Vida ao Extremo

Por fim, apresentamos uma obra que aborda a questão da mobilidade urbana em um grande metrópole do Brasil. O documentário é feito a partir das vozes de quatro moradores de São Paulo que vivem em periferias de quatro bairros extremos da metrópole e, além de lidar com o desemprego e com a desigualdade social, ainda lidam diariamente com a dificuldade de locomoção. Nesse sentido, o filme aborda a questão do enfrentamento de longas distâncias, congestionamentos e dos transportes coletivos precários.

Gostou das dicas de filmes sobre atualidades? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Raquel de Queiroz: vida e principais obras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.