Concurso Receita Federal: 4 dicas para ser aprovado

O edital do concurso Receita Federal poderá ser aprovado em 2021 e por isso os concurseiros de plantão já devem se preparar para o certame. 

Trata-se de um concurso super concorrido e sonho de muitas pessoas. Contudo, é preciso esforço e dedicação para conquistar a tão sonhada vaga. 

Dessa maneira, selecionamos dicas preciosas que poderão auxiliá-lo no planejamento estudantil, acompanhe! 

Dicas para o concurso da Receita Federal

Abaixo listamos dicas preciosas que farão a diferença para você conseguir aprovação no concurso, veja!

Prepare-se estudando de acordo com as provas realizadas pela banca examinadora

A Receita Federal trabalhou por décadas com a ESAF – Escola de Administração Fazendária, contudo ela não ficará responsável pelos concursos futuros. 

Dessa forma, fique ligado em qual banca examinadora será a responsável por elaborar o concurso da Receita Federal e estude com base nas provas aplicadas por ela anteriormente. 

Estudar a banca examinadora é fundamental para pegar os macetes das avaliações formuladas por ela. 

Controle o tempo

A maioria dos concursos possuem alternativas que vão demandar um bom tempo de estudo. Por isso, controlar o tempo é fundamental para concluir a prova com folga e sem perder o foco. 

Essa dica é primordial, pois por mais que você tenha estudado e se dedicado, se não conseguir terminar a prova a tempo, poderá colocar tudo a perder. 

Vale dizer que uma técnica interessante é resolver as questões que tem maior conhecimento. E posteriormente focar nas questões que exigem um raciocínio maior, garantindo de certa forma alguns pontos que podem fazer a diferença. 

Foco e atenção total na prova

A maioria das provas de concurso buscam testar além da capacidade intelectual, buscam também colocar à prova o psicológico.

Dessa forma, você deve estar com foco e atenção apurados para não deixar passar nada. Ou seja, qualquer falta de atenção e perda de foco podem custar diversas questões. 

Fique por dentro das especificidades de cada disciplina

Todo concurso busca extrair o máximo dos concurseiros, por isso ficar atento às especificidades de cada disciplina é fundamental. 

Fique por dentro de algumas de assuntos cobrados em disciplinas como:

  • Língua Portuguesa: Geralmente cobra-se questões com textos longos e complexos, e busca extrair do candidato a continuação da lógica de estruturação do texto. 
  • Direito: A maioria das vezes possui grandes enunciados, tal qual exige conhecimentos da doutrina dos juristas, sobretudo a Jurisprudência do Superior Tribunal Federal. 
  • Informática e Tecnologia: Poderá aparecer questões sobre sistema operacional. 
  • Exatas: Exige-se um extenso conhecimento de fórmulas para conseguir resolver as questões de acordo com o problema proposto. 

E então, gostou de conhecer algumas dicas sobre o concurso da Receita Federal?

Não deixe de ler também – 5 pontos de atenção para melhorar a escrita.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.