Dicas: como estudar português?

Descubra 3 dicas!

Como estudar português: confira as dicas!

A matéria de português faz parte das provas mais relevantes de todo o Brasil, como o ENEM, os vestibulares e muitos concursos públicos.

Dessa maneira, é fundamental que você consiga estudar essa disciplina de forma efetiva, uma vez que os seus acertos nas questões de português podem determinar a sua aprovação.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com dicas que irão te ajudar a entender como você pode estudar português. Confira!

Como estudar português: comece pelo básico

Os seus estudos de português não serão efeitos se você começar a estudar pelos tópicos mais complexos, deixando de lado toda a parte básica de gramática.

“Básica”, nesse caso, não significa fácil, mas sim “de base”: alguns assuntos da gramática são a base de outros. Assim, se você não entende os assuntos básicos, você começa a ter dificuldade quando chega a momento de estudar os tópicos mais complexos e que dependem de um conhecimento anterior.

Dentre os assuntos básicos da gramática, podemos citar a morfologia, a fonologia e a ortografia. Não deixe de estudar essas três áreas durante os seus estudos.

Como estudar português: a importância das revisões

Analisando as provas anteriores do exame que você está prestando, você deve ter percebido que os assuntos de português abordados pelas questões são, normalmente, complexos e longos. Ainda, a resolução de grande parte das questões (com exceção daquelas de interpretação de texto, que são igualmente importantes), dependem da memorização de tópicos e conceitos.

Assim, para que você não se esqueça das normas do português e dos conceitos mais importantes, é muito importante que você revise constantemente tudo aquilo que você já estudou.

Programe revisões com frequência e não deixe de inseri-las dentro do se cronograma de estudos. Lembre-se de que elas podem fazer a diferença para o seu processo de memorização das regras gramaticais e, consequentemente, do seu desempenho nas suas provas.

Como estudar português: faça mapas mentais

As questões de português dos vestibulares, dos concursos e do ENEM podem exigir que os candidatos realizem algumas associações e relações entre conceitos de diferentes partes da gramática. Assim, para que você se prepare da forma correta para responder esse tipo de questão, é muito importante que você faça mapas mentais enquanto estiver estudando. Você também poderá utilizar os mapas para revisões futuras, como parte da dica 2.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.