Ortografia: um resumo completo

Confira!

Ortografia: tudo o que você precisa saber

O termo “ortografia” relaciona-se ao estudo das regras normativas e das maneiras corretas de escrita das palavras dentro do português.

O assunto é abordado com muita frequência por questões de português dentro das variadas provas, como os vestibulares, os concursos e a prova do ENEM

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre a ortografia. Confira!

Ortografia: introdução 

Como mencionado, a ortografia é o ramo da língua portuguesa e da gramática responsável pelos estudos sobre as formas corretas de escrita de palavras, estabelecendo normas e padrões que devem ser seguidos. 

O termo “ortografia” foi criado a partir da junção de dois elementos da língua grega: “ortho”, que significa “correto”, e “grafo”, que significa “escrita”.

Ortografia: os acordos ortográficos

A ortografia é a responsável pela criação de normas que devem ser respeitadas pelos falantes de determinada língua. O objetivo da criação dessas regras, denominadas de “acordos ortográficos” ou “acordos de ortografia”, é unificar a forma correta de escrita das palavras dentro de uma língua. 

Ortografia: como memorizar os acordos ortográficos? 

Existem muitos acordos ortográficos, os quais são alterados de acordo com o avanço dos estudos dos gramáticos. 

Assim, você pode estar se perguntando “como eu posso memorizar todas as regras de ortografia?”. A verdade é que não existe uma fórmula mágica: para se sair bem nas questões de ortografia e memorizar os acordos ortográficos, você deve praticar muito, além de ler com frequência. Essas duas ações farão com que você seja capaz de memorizar as normas mais facilmente e de forma natural. 

Ortografia: os usos das letras 

Dentre tantas outras coisas, a ortografia é a responsável pela criação das normas que irão indicar o uso correto das letras do alfabeto. 

Dentre elas, podemos citar algumas que acabam sendo estudadas com maior frequência: é o caso das letras “x” e “ch”.

Os acordos ortográficos estabelecem que devemos utilizar a letra x depois da sílaba “-me”, depois de um ditongo, depois da primeira sílaba de uma palavra e em palavras de origem africana ou de origem indígena. 

Porém, existem exceções. Dentre elas, podemos citar a palavra “mecha”, que, apesar de possuir a sílaba “-me”, é escrita com ch.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.