Como desenvolver a autodisciplina nos estudos?

Desenvolver a autodisciplina nos estudos é o primeiro passo para o sucesso acadêmico e, consequentemente, profissional. Apenas com uma rotina regrada é que você será capaz de sempre buscar o que quer, visando as suas metas e sonhos.

Porém, nem sempre é simples garantir uma rotina estratégica e eficiente. Com isso, as pessoas acabam se deixando levar pela procrastinação, impedindo que o objetivo inicial seja alcançado.

E como reverter isso? Como ter mais autodisciplina nos estudos, especialmente nos estudos remotos? Veja as nossas dicas de hoje e saiba mais sobre o assunto.

Como desenvolver a autodisciplina nos estudos?

Para desenvolver a autodisciplina nos estudos é preciso estar disposto a “jogar fora” velhos hábitos prejudiciais. Dentre eles, o sono desregulado; a alimentação inadequada e a falta de exercícios físicos. A partir dessas mudanças, outros passos deverão ser dados. São eles:

1- Tenha uma meta clara – Mas bem clara!

Querer se formar na faculdade não é uma meta clara. Uma meta clara diz respeito ao semestre que você está, qual média de nota você quer ter e quantas tarefas você quer executar todos os dias. Dessa maneira você conseguirá manter um ritmo, pois sem saber quais são os resultados esperados, torna-se inviável conquistar uma rotina de estudos.

2- Conheça o seu ritmo de estudos e os seus limites

Ao mesmo tempo, conheça o seu ritmo e os seus limites. O autoconhecimento é uma importante ferramenta nessa questão. Assim você sabe o quanto consegue ler, assistir e estudar todos os dias, e não corre o risco de criar metas que não condizem com a sua realidade.

3- Sempre volte para o seu foco – Saiba qual é!

O seu foco precisa estar alinhado à sua meta, que mencionamos no primeiro tópico. Se você quer chegar no fim do semestre com uma média acima de 8, lembre-se disso quando a “preguiça” aparecer em um dia de estudos. Assim você terá um gatilho a mais para desenvolver a sua autodisciplina nos estudos e manter o ritmo diário.

4- Invista em hábitos diários e comece a desenvolver a autodisciplina nos estudos

Para desenvolver a sua autodisciplina nos estudos é preciso criar novos hábitos, além de abandonar os antigos, que já mencionamos. Assim, você começará a treinar o seu cérebro para que ele compreenda que, em determinado horário do dia, você irá ler, aprender e estudar. Com isso, há uma diminuição nas chances de que você fique sem vontade ou sem motivação para estudar.

Para isso, é necessário estabelecer um horário fixo para os estudos, com hora para começar e acabar. Além disso, você precisa seguir esse horário por pelo menos 21 dias seguidos e, quanto mais dias você seguir essa rotina, mais forte será esse hábito. Chegará um momento em que você não se sentirá confortável em “furar” com a sua rotina de estudos, e é aí que a autodisciplina se instaura.

Por isso, avalie a sua rotina e veja em qual momento o hábito de estudar pode se encaixar. A partir disso, siga-o o máximo de dias que puder, respeitando as suas metas, seus limites e objetivos. E assim, instaure um hábito e consequentemente a sua autodisciplina.

Bons estudos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.