Como desafiar o cérebro: 5 formas de ficar mais inteligente!

Você quer desafiar o cérebro para ficar mais inteligente, concentrado ou melhorar a sua capacidade de memorização? Então veja as nossas 5 sugestões para que você comece a melhorar a sua capacidade cognitiva hoje mesmo!

5 formas de desafiar o cérebro: fique mais inteligente!

O nosso cérebro precisa ser estimulado todos os dias, pois essa é a forma mais inteligente de fazer com que ele fique mais “esperto”, ágil e preparado para solucionar diversos problemas. Abaixo apresentamos algumas ideias que certamente irão mudar a sua capacidade de raciocinar:

1- Desenvolva uma nova habilidade, de tempos em tempos

Não é de hoje que especialistas apontam que desenvolver uma nova habilidade é fundamental para melhorar a capacidade de raciocínio. Isso porque o nosso cérebro fica mais flexível, cria novas conexões entre a memória de trabalho e de longo prazo e gera um crescimento em nosso repertório de conhecimentos.

Além disso, esta é uma das formas de prevenir doenças neurodegenerativas, garantindo a vida ativa dos seus neurônios.

  • Como fazer? Invista em um curso de arte, pintura, artesanato, inglês… Enfim! Aprenda algo novo que seja prazeroso para você.

2- Pratique exercícios físicos divertidos

Os exercícios físicos ajudam na melhora da circulação sanguínea, entregam mais nutrientes e oxigênio para o cérebro e mantêm o nosso corpo ativo e saudável. Tudo isso, em conjunto, produz efeitos incríveis em nossa saúde cerebral.

Porém, investir em exercícios físicos divertidos e diferentes pode lhe ajudar a desafiar o cérebro de forma mais efetiva. Por exemplo, iniciar um esporte que requer uma inteligência espacial bem elaborada pode ser bem interessante, assim como aprender a dançar.

3- Memorize enquanto se movimenta

Quanto mais estímulos enviamos ao nosso cérebro, melhor é a nossa capacidade de memorização. Por isso que os mapas mentais são tão efetivos!

Mas além dos mapas, das escritas e dos grifos em textos, você também pode memorizar algo enquanto se movimenta. Por exemplo, ouça um podcast sobre um conteúdo relevante enquanto você cozinha, faz pilates ou outra atividade corporal.

4- Ouça as suas músicas favoritas!

Você sabia que ouvir música é uma atividade e tanto para o cérebro? Pois é! Isso porque a melodia, os sons, a voz do vocalista e tudo que ouvimos gera uma atividade intensa em nossa mente. Logo, trabalhamos mais áreas do cérebro, desafiando-o e ocasionando mais plasticidade para o mesmo.

Para melhorar esse resultado, que tal ir em um evento de música? Mas lembre-se de focar no que você está ouvindo, ok?

5- Relembre o que estudou quando estiver quase dormindo

Quando você deitar para dormir, comece a relembrar tudo o que foi estudado ao longo do dia. Esta é uma das melhores formas de desafiar o cérebro pois é na hora em que dormimos que ele organiza a nossa memória de longo prazo.

Logo, quanto mais relembramos o que lemos, ao deitar na cama, melhor será a nossa memorização. E ainda, quando você notar que não lembra de uma parte, poderá rever apenas ela no dia seguinte.

Acredite, essa atividade poderá transformar os seus resultados nos estudos e lhe ajudar a dormir melhor. Experimente!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.