Civilização Indiana: Entenda sua importância

A Índia Antiga conhecida como Civilização Indiana é uma das mais antigas do mundo e possui evidências arqueológicas que teria existido há 75 mil anos. 

Ela formou-se ao longo do rio Indo que era dominado por caçadores, coletores e nômades. Desse modo, aos poucos eles passaram a se organizar em aldeias. 

Além disso, por volta de 5.000 a.C., eles acabaram ficando conhecidos como o povo do Vale do Indo. 

Dessas aldeias saíram os povos que passaram a viver em todo o território europeu e asiático, há cerca de 4 mil e 1 mil a.C. denominados de indo-europeus. 

Características da Civilização Indiana

Na Civilização Indiana existiam duas grandes cidades, Mohenjo-Dara e Harapa. A saber, através dela foi possível entender como era a sociedade na Índia Antiga.

Através de trabalhos realizados por arqueólogos foram encontradas evidências de uma cidade que possuía cerca de 80 mil habitantes. 

Ademais, a maioria da arquitetura da cidade era sustentada por tijolo cozido. Destaca-se também o planejamento simétrico das ruas, o sistema de abastecimento de água e esgoto. 

Entretanto, grande parte da população vivia no campo e a agricultura tornou-se a base da economia da Civilização Indiana. A saber, eles plantavam principalmente frutas como o melão, além de grãos como a ervilha e o trigo. 

Sociedade na Índia Antiga

A Civilização Indiana era uma sociedade igualitária, constatou-se essa afirmação principalmente pela arquitetura semelhante e ausência de muitas armas, demonstrando pouca despreocupação com a defesa. 

Entretanto, ela chegou ao fim por volta de 1.500 a.C. e ainda não se tem um diagnóstico preciso sobre o que de fato ocorreu. 

Contudo, segundo historiadores é provável que um terremoto catastrófico teria desintegrado cidades inteiras, obrigando o deslocamento da população. Vale destacar que também existe a possibilidade de invasão de povos vizinhos. 

Outro ponto importante é que duas religiões se consolidaram e moldaram a cultura da Índia Antiga o Hinduísmo e o Budismo. 

Período Védico

Estima-se que em 1.500 a.C., a região acabou tomada por indo-europeus que deixaram o Mar Negro e o Mar Cáspio, quando começa o Período Védico. 

O idioma utilizado era semelhante ao utilizado na atual Índia, como demonstraram artefatos gravados em sânscrito em uma coleção conhecida como Vedas “Saber”. 

Essa coleção resume os ensinamentos da religião do hinduísmo e está dividida em:

  • Rigveda 
  • Yajurveda 
  • Samayeda 
  • Atharvaveda 

Além disso, a Índia também acabou fortemente influenciada por costumes, crenças e organização social, por isso a região passou a operar sobre o sistema de castas. 

Invasões

A Índia Antiga passou a ser formada por indo-europeus e por indianos que sobraram, ocupando a região completamente por volta de 1.000 a.C. e em meados de 600 a.C., dividindo-se em 16 reinos. 

As primeiras invasões de outros povos começam em 520 a.C., quando os persas dominaram o território através das investidas de Dario, O Grande. 

O domínio de Dario durou cerca de 200 anos, quando Alexandre “O Grande”, invadiu o sul do continente asiático e ocupou algumas partes da Índia. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a Civilização Indiana?

Não deixe de ler também – Rio Ganges: História e características.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.