De fazer chorar, TRISTE NOTÍCIA para os beneficiários do INSS acaba de sair HOJE (14/04)

Cerca de 36 milhões de segurados são contemplados com benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). É relevante destacar que os benefícios previdenciários exigem que o segurado tenha efetuado contribuições anteriores para poder recebê-los, como ocorre com a aposentadoria e a pensão.

Por outro lado, os benefícios assistenciais, como o BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada), não requerem essa contribuição prévia. Saiba tudo aqui na matéria de hoje.

Pensão por morte do INSS

A pensão por morte é um dos benefícios mais famosos oferecidos pelo INSS. Esse benefício é pago aos dependentes de um segurado do INSS falecido, seguindo critérios específicos determinados pelo Instituto. O objetivo da pensão por morte é fornecer uma fonte de renda que possa substituir a do segurado falecido, ajudando os dependentes a cobrir seus gastos mensais.

A triste notícia é que alguns principais motivos que podem levar os segurados que recebem pensão por morte do INSS a perderem o benefício, algo que muitos podem não estar cientes. Veja a seguir os motivos para o cancelamento da pensão por morte:

  • Falecimento do pensionista;
  • Identificação de fraude na união estável ou casamento para obtenção do benefício;
  • Anulação do casamento após a concessão da pensão;
  • Condenação criminal pela morte do segurado;
  • Concessão de um novo benefício de pensão por morte, já que não é permitido acumular dois benefícios;
  • Fim do prazo de duração do pagamento.

Com a Lei 13.183, foi estendido o período para solicitar pensão por morte aos dependentes do segurado. Agora, os dependentes de segurados falecidos podem fazer o pedido no INSS em até 90 dias após o falecimento e receber o pagamento a partir da data da morte. Anteriormente, o prazo era de apenas 30 dias.

Motivos para o cancelamento do BPC

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um benefício assistencial oferecido pelo governo federal brasileiro para pessoas com deficiência e idosos de baixa renda. O auxílio é regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e tem como objetivo fornecer uma renda mínima para aqueles que não têm condições de sustentar-se por conta própria.

A concessão do BPC é feita pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e requer um processo de avaliação e comprovação dos requisitos necessários. Apesar disso, vale informar que o benefício não exige contribuição prévia do beneficiário ou de sua família, sendo um direito garantido pela Constituição Federal e pela LOAS.

Além disso, mesmo o BPC sendo um direito de pessoas com deficiência e pessoas de baixa renda, o pagamento do benefício pode ser interrompido quando o segurado não atende mais aos critérios necessários para manter o benefício. De acordo com o governo federal, para ter direito ao BPC é preciso que a renda da família não ultrapasse o valor máximo definido pelo programa, além de ser obrigatório estar com dados atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). 

É importante ressaltar que cada um dos benefícios do INSS possui regras específicas para ser concedido e mantido. Isso significa que os cidadãos devem conferir as condicionalidades do Instituto antes de solicitar os recursos do Instituto Nacional do Seguro Social.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.