De CAIR o QUEIXO! Notícia sobre CHEQUE deixa brasileiros surpresos

Desde a criação do PIX em 2020, o uso do cheque no Brasil tem caído drasticamente. De acordo com um levantamento divulgado pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), desde 1995, a compensação de cheques caiu 93,4% no país. Isso se deve ao avanço dos meios de pagamento digitais, como internet e mobile banking, que oferecem mais praticidade e segurança para os usuários.

O que se pode dizer sobre o PIX

O PIX é um meio de pagamento eletrônico criado pelo Banco Central do Brasil em 2020. Ele permite que as transações financeiras sejam realizadas em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a necessidade de intermediários, como as maquininhas de cartão.

Por que o uso do cheque tem caído?

O uso de cheques no Brasil tem diminuído significativamente nos últimos anos. A redução pode ser explicada pelo desenvolvimento dos meios de pagamento digitais, que oferecem mais praticidade e segurança para os usuários. Além disso, a queda no número de cheques compensados também pode ser atribuída a outros fatores, como a redução do número de agências bancárias e a migração de clientes para serviços bancários digitais.

De acordo com dados do Serviço de Compensação de Cheques (COMPE), o número de cheques compensados no Brasil caiu 94% nos últimos 27 anos. Assim, passou de 3,3 bilhões em 1995 para 202,8 milhões em 2021. No primeiro semestre de 2022, o número de foi de 103,9 milhões, uma redução de 13,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Apesar da queda no número desse procedimento, ainda existem pessoas e empresas que utilizam esse meio de pagamento, principalmente para valores mais altos ou em locais sem acesso à internet. No entanto, a tendência é que o uso dos meios de pagamento digitais continue crescendo, enquanto o uso de cheques continue em declínio.

De CAIR o QUEIXO! Notícia sobre CHEQUE deixa brasileiros surpresos
O uso dos cheques caiu cerca de 93% depois da consolidação do PIX – Imagem: Canva

Quais são as vantagens do PIX em relação ao cheque?

O PIX oferece diversas vantagens em relação ao cheque, como:

  • Rapidez – As transações financeiras são realizadas em tempo real, o que significa que o dinheiro é transferido imediatamente para a conta do destinatário;
  • Praticidade – O PIX pode ser realizado por meio de um aplicativo de celular, sem a necessidade de ir até uma agência bancária ou utilizar uma maquininha de cartão;
  • Segurança – O PIX é uma forma segura de realizar transações financeiras, pois utiliza tecnologias avançadas de criptografia e autenticação;
  • Baixo custo – O PIX é uma forma de pagamento mais barata do que o cheque, pois não há a necessidade de pagar taxas de compensação e de manutenção de conta.

Como funciona o processo de compensação de cheques no Brasil?

O processo de compensação de cheques no Brasil é realizado pela Centralizadora da Compensação de Cheques (COMPE), que é operada pelo Banco do Brasil em nome do Banco Central do Brasil. O processo de compensação começa quando o cheque é depositado em uma agência bancária.

A agência envia o cheque para a COMPE, que verifica se há fundos disponíveis na conta do emissor do título de crédito. Se houver fundos, o valor é transferido para a conta do beneficiário. O prazo para a compensação de um cheque é de um dia útil, a partir do momento em que o cheque é depositado na agência bancária.

É importante lembrar que, para que o cheque seja compensado, ele deve estar preenchido corretamente e assinado pelo emissor. Além disso, o cheque pode ser devolvido se houver algum problema, como falta de fundos na conta do emissor ou divergência de assinaturas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.