Currículo: a construção de uma carreira profissional

A construção do seu currículo é um fator relevante para o direcionamento de sua carreira profissional. Veja dicas importantes!

A construção do seu currículo é um fator relevante para o direcionamento de sua carreira profissional, ainda que esse direcionamento ocorra de forma intangível.

Currículo: a construção de uma carreira profissional

Sendo assim, na condição de candidato, é importante que você se atente a alguns pontos que fazem diferença para que seu currículo seja selecionado e você receba um convite para uma entrevista de emprego que seja correlata aos seus objetivos profissionais.

Os dados devem ser bem expostos e visualizados 

De forma geral, não há uma ordem exata para a construção do seu currículo.  Porém, há um senso comum sobre a melhor visualização dos dados. Sendo assim, destaque suas informações pessoais, defina seu objetivo, relate suas experiências acadêmicas e profissionais.

Relate os acontecimentos através da ordem cronológica inversa

Quanto a ordem das informações, é importante que relate os acontecimentos através da ordem cronológica inversa, ou seja, fale sobre suas experiências profissionais e acadêmicas, considerando os acontecimentos atuais para os mais antigos.

Preze pela visualização atrativa do documento

Além disso, a construção do seu currículo também requer que você apresente uma visualização atrativa do documento. Sendo assim, faça uma revisão ortográfica, verifique a utilização das fontes para que você não destaque negativamente o seu currículo. 

As informações precisam estar sucintas e direcionadas

É muito importante que o candidato tenha clareza de que o profissional selecionador analisará o seu currículo em minutos. Por isso, as informações precisam estar sucintas e direcionadas. Bem como, visualmente organizadas. Sendo assim, são diversos fatores que permeiam a construção assertiva do currículo como um documento profissional. 

Atualize plataformas online

Além dos pontos citados é relevante que atualize as plataformas online. Sendo assim, mantenha o seu currículo atualizado em sites relevantes, como o LinkedIn, Catho, vagas.com, InfoJobs etc.

Dessa forma, você eleva suas chances de sucesso profissional através do direcionamento do seu currículo. Não menos importante, caso você opte por inserir uma foto no seu documento, lembre-se de que a imagem deve ser sóbria, sem nenhum fundo atrativo, ou seja, evite fotos de viagens, praias, bares, festas etc. 

Todos os fatores inseridos no seu currículo fazem parte da construção da sua imagem

Portanto, todos os fatores inseridos no seu currículo fazem parte da construção da sua imagem como um profissional, bem como suas postagens em redes sociais.

Dessa forma, todos os pontos citados abrangem uma importante construção no direcionamento de uma carreira sólida, ainda que esse direcionamento ocorra de maneira não linear.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.