4 dicas para cultivar orquídeas sem erros

Aprenda como plantar e cuidar dessa flor tão linda de forma simples

Você quer aprender algumas dicas para cultivar orquídeas sem erros? Nem sempre essas plantas dão o resultado esperado, portanto, é muito indicado saber como cuidar delas. Confira então hoje, 16 de fevereiro, nossas dicas incríveis a respeito desse tema! 

Aprenda como cultivar orquídeas sem erros

Como cultivar orquídeas sem erros -- Reprodução Canva
Como cultivar orquídeas sem erros — Reprodução Canva

Existem milhares de pessoas que são completamente apaixonadas por orquídeas que, realmente, são flores profundamente belas e de combinações raras e diferentes. 

Delicadas, imponentes e com uma “personalidade” toda especial, nem sempre as pessoas que querem cultivar as orquídeas conseguem sucesso nesta empreitada. 

E, até mesmo quem já está muito acostumado com a plantação, vez por outra se depara com um desafio adicional no plantio. 

Por essas razões, vamos te apresentar hoje uma lista com 4 dicas para cultivar orquídeas sem erros. Vamos a elas: 

Saiba mais sobre as orquídeas

Especialistas no cultivo das orquídeas dizem que elas são uma enorme família entre as plantas da terra. Chegam afirmar que existem mais de vinte mil espécies e, desse total, no Brasil temos mais de 3.000! 

Fora a Antártida, todos os lugares do planeta têm orquídeas. Já imaginou que espetáculo da natureza? Uma flor que vemos com uma beleza tão rara ter tantas formas e cores? 

Características 

Como principais características destas flores, podemos dizer que não existe um tempo de vida muito definido. Quando as plantas são mais jovens, são muito delicadas e, sem os cuidados específicos, muitas sementes nem chegam a germinar. Você já viu orquídeas plantadas e muito bonitas em troncos de árvores? O interessante sobre este fato é que ali existe uma harmonia perfeita, pois, ainda de acordo com os estudiosos de orquídeas, elas não retiram nutrientes de outras plantas. 

Dicas para cultivar orquídeas sem erros

Vamos te mostrar agora os 4 principais cuidados para o cultivo. Anote e coloque em prática para que suas orquídeas sejam flores belas e sadias! 

Vaso ideal

A primeira dica é sempre escolher vasos de barro para o cultivo. O barro é um material poroso, diferente do plástico e, por sua porosidade, a drenagem da água acontece de maneira mais natural. Em vasos de plástico a drenagem da água é feita pela própria terra e isso pode encharcar as orquídeas, prejudicando seu desenvolvimento. 

Espaço 

A segunda dica é não se preocupar se a planta está ultrapassando os limites do vaso onde está plantada. Na verdade, é ideal que ela se mantenha pelo menos dois dentro da superfície da terra. É uma planta que requer este espaço.

Brotos 

A terceira dica é: tenha muito cuidado quando observar de que lado surgem os novos brotos, pois os mesmos nunca devem estar próximos às paredes, precisam ficar livres para se desenvolverem. 

Nutrientes para a orquídea

A quarta dica é não esquecer de acrescentar os nutrientes que a planta precisa. Esse tipo de planta carece, por exemplo, das plaquinhas de madeira e outros elementos como nutrientes. Deixar de dar a elas os nutrientes que precisam é, sem dúvida, impedir a floração. É por isso que muitas pessoas que ganham orquídeas só conseguem admirar a sua beleza quando são presenteados com a flor, mas não conseguem fazer com que floresçam novamente, pois não seguem os cuidados da planta para que ela dê flor novamente. 

Além dessas dicas, siga os seguintes conselhos adicionais:

Quando precisar podar sua orquídea, não use nenhum tipo de produto cicatrizante, apenas coloque canela em pó, pois é mais natural. 

Observe sempre as suas orquídeas e, principalmente, não ignore nenhum sinal de problemas como manchas nas folhas, pois essa planta também pode ser atacada por pragas. Se perceber a existência de pragas e fungos, não utilize produtos químicos para retirá-los, faça uma mistura com água e detergente neutro para lavar as folhas. Lave com muito cuidado deixe a orquídea à sombra. 

Assim sendo, um cuidado importante é não usar o mesmo vaso depois que você tenha percebido pragas na planta. Troque o vaso e replante cuidadosamente a sua orquídea. Mas não precisa descartar o vaso antigo, faça uma higienização bem bacana com ele usando água sanitária ou cloro, passe uma bucha com sabão ou detergente neutro e pode usar novamente o vaso, até mesmo para orquídeas. 

Uma boa ideia é colocar plaquinhas indicativas nas suas orquídeas com o propósito de anotar qual a última data da floração e qual espécie. 

Em resumo, lembre-se sempre: as orquídeas são flores maravilhosas, de tal forma que sua beleza faz delas um excelente presente a ser ofertado para pessoas queridas! Mas, também são plantas sensíveis e que precisam de muito carinho. Cultivá-las é aprender com elas e, além disso: é ter paciência para que se cumpram todos os ciclos de floração e beleza.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.