Como adubar roseira corretamente

Aprenda dicas para ter rosas sempre lindas e bem adubadas

Você sabe como adubar roseira corretamente? Preparamos algumas dicas para que você consiga, de forma mais fácil, fazer esse processo de maneira adequada para atingir melhores resultados. Confira então hoje, 15 de fevereiro, todas as dicas incríveis que separamos para você acertar na hora do cultivo. 

Saiba mais sobre a roseira

Dicas para adubar roseiras - Reprodução Canva
Dicas para adubar roseiras – Reprodução Canva

Coisa mais linda de ser ver é uma roseira cheia de flores no quintal! Bonitas e perfumadas, as rosas são flores que a maioria das pessoas gostam e são usadas em diversas comemorações ao longo da vida. 

Para garantir a beleza destas flores, é necessário termos alguns cuidados no seu cultivo. Hoje te mostraremos um dos mais importantes, que é com adubar a roseira corretamente!

Entretanto, muitas pessoas não conhecem todos os segredos para isso. Portanto, acompanhe a seguir para saber mais!

Antes de adubar 

Antes de adubar uma roseira, realize a tarefa de eliminar rosas secas, verificar se as folhas estão sadias e dê atenção ao solo onde estão plantadas. Isso serve, até mesmo, para determinar qual o melhor tipo de adubo vai precisar. 

Como adubar roseira corretamente? 

Depois do plantio da roseira, você vai precisar fazer adubações. Para isso, use adubo granulado NPK, formulação 4-14-8. Ele é composto por 4 partes de nitrogênio, 14 partes de fósforo e 8 partes de potássio. Cheio de nutrientes bem ricos para a sua plantação! Este composto é encontrado facilmente em lojas especializadas e, na embalagem, existe a quantidade correta de uso. De qualquer forma, não deixe de conversar com o vendedor caso tenha alguma dúvida. 

O granulado NPK pode e deve ser usado, também, no inverno, independentemente de você fazer ou não a poda de sua roseira. 

Mas, caso queira adubos mais caseiros, vamos te apresentar algumas dicas. 

Adubos caseiros para usar na roseira 

Os adubos caseiros são feitos de matérias orgânicas, muito comuns em nossas casas, mas, infelizmente, muitos destes resíduos orgânicos acabam indo para o lixo. Saiba quais são e como aproveitá-los!

Borra de café 

É um adubo simples, apenas misture 3 colheres de borra de café em um litro de água e deixe descansar por uma semana. Depois, com a ajuda de um borrifador, aplique na terra e nas folhas; 

Leite

Por mais estranho que pareça, o leite é um ótimo fertilizante! Para usá-lo, é só misturar algo em torno de 100 ml em um litro de água em temperatura ambiente. Misture bem e borrife nas roseiras. Essa mistura tem ação de combate aos fungos e vai tornar sua roseira mais resistente. 

Cascas de alimentos vegetais

Não é à toa que, nas casas de nossas avós, víamos cascas de batata dentro dos vasos de plantas. Você pode usar além de cascas de batata, cascas de chuchu, abóbora e até de cenoura. Esses alimentos são ricos em vitaminas e ajudarão funcionam como adubo para sua roseira. 

Casca de ovo 

Sabe-se que a casca de ovo contém muito cálcio, um mineral importante para a saúde das plantas. Para usar as cascas de ovos como adubo, triture cascas secas, podendo usar o liquidificador para isso. Quando formar uma farofa de casca, você pode usá-la sozinha como adubo ou misturar em um substrato para potencializar a ação. 

Quando adubar a roseira 

Como já falamos, as roseiras podem ser adubadas no inverno. Mas, quando começarem a florir na primavera, também faça a adubação a cada dois meses, Isso fará com que a produção de rosas seja mais abundante!

Quando chegar o outono, não regue tanto e não adube. Deixe sua roseira cumprir o ciclo da natureza para voltar a florir bastante na época certa. Descanse-a no outono, mas não a abandone.  

Nem só de adubo vive a roseira 

Um procedimento importante para que a sua roseira fique saudável e produza flores bonitas é o ato de podar a planta. Sendo assim, a melhor época para fazer a poda é no inverno, se você estiver nos Estados da Região Sul e Sudeste, e no verão se estiver nos Estados do Norte e Nordeste. 

Você pode fazer uma poda de limpeza, retirando os ramos para que se renovem e deixem a planta mais vigorosa. Além disso, também pode retirar os ramos que não são produtivos e que estão velhos e secos. Ao podar sua roseira, use tesouras apropriadas, de corte preciso e que não estejam enferrujadas e nem sujas. Um utensílio ruim pode mastigar a planta e, no lugar de ser benéfica para seu crescimento, vai machucá-la e ou até matá-la. 

Tenha atenção especial na hora que for remover as rosas de sua roseira, não machuque a planta!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.