Cuidado com os insetos: Choque anafilático após picada pode ser fatal

photo-1497083840131-c3a6703a198b
Banco de Imagens: Unsplash

Nem só de urticas e inchaços se caracterizam as consequências pós-picada de insetos, outros sintomas mais graves podem acometer pessoas de variadas faixas etárias, inclusive, levar ao risco de choque anafilático.

O choque anafilático ou anafilaxia, nada mais é do que uma reação alérgica grave, que pode surgir logo após uma picada de inseto, como também, ao consumir determinados alimentos e medicamentos.

Um dos grandes problemas da anafilaxia, além é claro, dos sintomas que podem levar até a morte; é também a falta de previsibilidade da reação.

A condição não traz nenhum sinal de predisposição no indivíduo, inclusive, ainda não há testes cutâneos, nem exames laboratoriais que identifiquem esta propensão alérgica.

Diante disto, o mais indicado, é ao sentir os primeiros sintomas do choque anafilático, buscar urgentemente atendimento médico, a fim de evitar possíveis agravações do quadro.

Veja mais: Alergia de pelos de gato pode ser solucionada com vacina

Sintomas do choque anafilático

photo-1584541010075-1bf0cbe59b70
Banco de Imagens: Unsplash

A probabilidade de vir a sofrer a reação pode estar associada à exposição das picadas de insetos, sendo assim, quanto maior for, mais são as chances de ocorrer o choque anafilático.

Também vale destacar, que nem toda picada de inseto, mesmo que em grande quantidade, leva a esta reação. Geralmente, picadas de abelhas, vespas e formigas são mais propensas à gravidade do quadro.

Entre os principais sintomas, especialistas alerta em casos de:

  • Tosse, falta de ar e chiado no peito (sintomas respiratórios);
  • Sintomas cardiovasculares como tontura, sonolência e queda de pressão;
  • Coceira e vermelhidão na pele;
  • Inchaço da boca, olhos e nariz;
  • Dor abdominal, náuseas e vômitos;
  • Aumento dos batimentos cardíacos;
  • Suores intensos;
  • Confusão mental.

Esses sintomas costumam aparecer logo após o indivíduo entrar em contato com a substância introduzida no organismo durante a picada. Ela desencadeia esse processo inflamatório, que pode levar a vida da pessoa em risco, caso não seja iniciado o tratamento com urgência.

Tratamento da anafilaxia

photo-1568665901979-e94a2bf9626b
Banco de Imagens: Unsplash

A abordagem de um paciente que sofre de choque anafilático compreende desde a injeção de adrenalina e o uso de respirador de oxigênio até uma cricotireoidostomia.

A cricotireoidostomia é adotada quando o paciente está com um inchaço na garganta que impede a passagem de ar para os pulmões. Nesse caso o corte na garganta se faz necessário, a fim de estabilizar a respiração e evitar alterações cerebrais graves.

Após esse procedimento, é importante que o paciente consulte um alergologista, pois em alguns casos, quando não há como evitar o contato com os insetos ou com a substância que cause alergia, o médico pode prescrever uma injeção de Epinefrina ou canetas de adrenalina, que devem estar sempre em mãos em situações propensas ao risco.

Leia também: Reação alérgica é frequente após uso de óleos essenciais sintéticos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.