Cuidado com a postura! Quem trabalha em Home Office deve zelar por sua saúde

Profissional deve ter um local de trabalho apropriado

Durante a pandemia da covid-19, houve um aumento progressivo do trabalho em Home Office não só no Brasil, mas em todo o mundo. A princípio, tanto as empresas, quanto os trabalhadores que exerceram suas atividades em casa, observaram vários benefícios relacionados a essa modalidade de serviço remoto.

Todavia, o trabalho em Home Office foi uma consequência do lockdown imposto em todo o país, visto que o isolamento social era uma arma contra a proliferação do coronavírus. Entretanto, apesar das vantagens, a residência do trabalhador pode não ser o local ideal para que o profissional exerça suas atividades no dia a dia.

Desse modo, são várias as questões que podem atrapalhar o trabalhador em suas atividades profissionais cotidianas. Podemos destacar por exemplo, o uso incorreto do teclado do computador por longos períodos de tempo, do mouse, e estações de trabalho sem a devida adequação para o uso prolongado, durante o dia.

Analogamente, esses fatores podem levar o profissional a sofrer algumas dores musculares, articulares, que são basicamente, uma consequência de uma postura inadequada, e da inatividade física. Por sorte, a Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (SBRATE) orienta o trabalhador nestas questões.

Trabalho Home Office

Dessa maneira, a SBRATE direciona o trabalhador no sentido de que ele possa adquirir alguns cuidados essenciais para evitar quaisquer problemas de saúde relacionados ao trabalho em Home Office. A execução de atividades profissionais de forma inadequada pode levar a pessoa a ter dorsalgia, a famosa dor nas costas.

Aliás, a dor nas costas é a doença que mais ataca os trabalhadores de todo o país. Sendo assim, a pessoa deve seguir as devidas recomendações relacionadas à sua postura e sobre a ergonomia. O profissional, portanto, precisa adaptar o espaço, o cômodo de sua residência, para um trabalho em Home Office mais saudável.

Portanto, o profissional que exerce suas atividades remotamente deve se preocupar em não utilizar o computador no sofá ou na cama, já que pode levar a pessoa a ter uma série de problemas de postura. Ademais, a cadeira de trabalho deve ter um encosto adequado, com um apoio para os braços de modo a ter um maior conforto.

Essa posição é essencial para que se possa utilizar o teclado do computador de uma maneira mais adequada, reduzindo a chance de se ter inúmeros problemas de saúde. Enfim, os pés devem estar apoiados no chão, ou em algum suporte. Com essas ações, o trabalhador irá reduzir a pressão causada sobre as suas costas.

Trabalho em Home Office
Trabalho em Home Office/Fonte: pixabay

Cuidado com a saúde

Analogamente, durante o trabalho em Home Office, os braços devem ficar em uma posição reta, na hora de digitar, com os antebraços apoiados e o cotovelo em um ângulo reto. O ideal é que o trabalhador faça pequenas pausas de dois minutos, a cada 15 a 20 minutos de atividade. Também é preciso ficar atento a algumas questões.

Para que o profissional, que exerce suas atividades em Home Office, tenha uma postura correta, ele deve ter o dorso apoiado no encosto da cadeira. Ele precisa ter os pés apoiados e joelhos flexionados em 90 graus e uma mesa firme e ajustada. Além disso, é preciso ter um monitor na altura dos olhos e o suporte do teclado ajustável.

Ademais, o trabalhador também deve ter o ângulo de seu cotovelo em 90 graus, punhos retos, e braço junto ao corpo. Dessa forma, o profissional precisa ainda realizar exercícios físicos regulares, mesmo dentro de sua residência. Eles são imprescindíveis para que o profissional em Home Office mantenha sua forma.

Manutenção da forma física

Em síntese, através da realização de exercícios físicos incorporados à rotina diária do trabalhador, ele poderá garantir uma maior saúde. Isso irá influenciar a realização de suas atividades profissionais. De fato, ele aumenta a flexibilidade, a resistência, além de reduzir exponencialmente a tensão muscular, garantindo uma maior saúde.

Dessa fomra, o trabalhor que atua em Home Office requer uma série de cuidados específicos para que as atividades profissionais diárias se tornem mais eficientes, produtivas e saudáveis. Em conclusão, no caso da realização de exercícios físicos, é importante que o profissional busque por orientações médicas, além de ter um amplo conhecimento de suas limitações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.