Cuidado! Caixa não solicita divulgação de senhas em seus atendimentos

O Banco fez novo alerta sobre tentativas de golpes em cidadãos que possuem contas. Não é preciso entregar nenhum tipo de senha

Quem tem conta ativa na Caixa Econômica Federal e precisa de algum atendimento com algum agente do banco, precisa lembrar de um detalhe importante: nenhum funcionário tem permissão para solicitar qualquer tipo de senha dos correntistas. Quem deu a informação foi a própria instituição financeira nesta quarta-feira (13).

De acordo com a Caixa, há relatos de usuários que estariam entregando as suas senhas em processos de supostos atendimentos para o banco. Mas se algum atendente pedir por esse dado, então quer dizer que se trata de um golpe. O cidadão que passa pela situação em questão precisa encerrar o atendimento imediatamente.

A dica, aliás, vale também para as pessoas que fazem parte de programas sociais do Governo Federal como Auxílio Brasil ou mesmo o vale-gás nacional. Nos últimos meses, a Caixa Econômica Federal afirma estar recebendo um maior número de contatos de usuários que possuem dúvidas acerca desses temas.

Vale lembrar que a Caixa Econômica Federal é oficialmente o banco pagador dos benefícios do Governo Federal. Qualquer cidadão pode entrar em contato com a instituição para tirar dúvidas através dos seus canais oficiais. São eles o telefone 0800 721 0101 e também as redes socias oficiais.

Segundo o banco, é possível entrar em contato com a instituição através da conta principal do Twitter, por exemplo. Por lá, é importante se certificar de que a conta oficial da Caixa Econômica possui um sinal azul ao lado do seu nome. Basta enviar uma mensagem através do perfil e aguardar por uma resposta.

Momento propício

Recentemente, a Polícia Federal (PF) fez um alerta sobre a questão das fraudes envolvendo bancos brasileiros e também pagamentos de projetos sociais do Governo Federal justamente neste período.

Segundo a PF, agora é um momento bastante propício para o aumento de golpes em cidadãos. Isso porque as quadrilhas estariam aproveitando o período de pagamentos de programas sociais por parte do Planalto.

Além disso, eles também aproveitam as mudanças em uma série de regras sobre projetos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Assim, eles acabam tendo mais chances de enganar pessoas que não estão bem informadas sobre as alterações.

Além da Caixa

A PF explica ainda que qualquer cidadão pode acabar sendo vítima de um golpe, e não apenas os correntistas da Caixa Econômica. Para tentar se proteger, é preciso prestar atenção nos dados do seu celular.

Segundo a PF, é comum que a quadrilha entre em contato com o cidadão através de mensagens de texto. Nesse sentido, é importante evitar clicar em links enviados por pessoas que não são de total confiança.

Além disso, também é importante desconfiar de ligações feitas a partir de números desconhecidos e desligar o celular por pouco mais 10 minutos depois de perceber que foi vítima de uma tentativa de golpe. O cidadão também pode optar por denunciar a fraude nos canais oficiais da Polícia Federal (PF). Isso pode ajudar as forças de segurança a encontrar os criminosos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.